O compromisso foi assinado pelo presidente Lula durante a abertura da Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional
O compromisso “Mais Nordeste pela Cidadania” foi assinado, nesta terça-feira (24), pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, representantes oficiais de todos os estados da região e diversos ministros. O compromisso tem como metas para serem alcançadas até 2010, a expansão em 3,9 milhões o número de jovens e adultos em processo de alfabetização, a redução da mortalidade infantil em 5% ao ano, a erradicação do sub-registro civil e a ampliação da assistência técnica para produtores rurais nos Territórios de Cidadania, passando dos atuais 289 mil para 616 mil pequenos produtores.
A cerimônia ocorreu durante a abertura da Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que acontece até esta sexta-feira (27), no Centro de Convenções da Bahia. O evento reúne segmentos empresariais e instituições governamentais e não-governamentais para debater e aprimorar as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional, a exemplo da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Segundo o presidente Lula, a recuperação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o aumento no volume de empréstimos disponibilizados para a produção pelo Banco do Nordeste, foram decisivos para o início de um processo de redução das desigualdades do Nordeste em relação ao resto do país. “Até 2012, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) investirá na Bahia R$ 45 bilhões de reais”, disse Lula.
O Governador Jaques Wagner aproveitou a cerimônia exaltar a mostra como resultado do “mundo do trabalho real”, antagônico ao mundo da especulação. “Essa mostra é uma demonstração inequívoca de como se deve enfrentar a crise mundial, e revela também a capacidade do povo brasileiro de superar dificuldades quando há um apoio do poder público”.
Wagner destacou ainda a criação da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), como uma ação prática do governo para diminuir a desigualdade entre as regiões do estado. “Não é só na relação entre as regiões do país, mesmo em nosso estado existem grandes desigualdades, e a Sedir foi criada com o objetivo de coordenar políticas do governo do estado para diminuir essas desigualdades, a agregação de valor aos produtos agrícolas, por exemplo, é uma forma de acelerar o desenvolvimento dessas regiões”, lembrou o governador.
Contratos e termos de parceria
Ainda durante o evento o governador e o presidente da Fundação Odebrecht, Norberto Odebrecht, assinaram um contrato para fortalecer a comercialização de produtos regionais oriundos do Território do Baixo Sul. O governador e o ministro da Integração Regional, Geddel Vireira Lima, assinaram um termo de parceria para obras de infraestrutura hídrica nas cidades de Xique-Xique, Paratinga e Carinhanha.
Também foi assinada uma parceria entre o governo do Estado e a Neoenergia (controladora da Coelba), possibilitando a criação de um programa de subsídios na venda de geladeiras para consumidores de baixa renda, batizado de projeto Nova Geladeira.
Fonte: Agecom