O evento será realizado no espaço Cuca, em Feira de Santana, e irá reunir especialistas em meio ambiente
O mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), realiza na próxima terça-feira (31), um seminário voltado a discutir o meio ambiente. O evento será realizado das 8 às 12 horas, no auditório do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em Feira de Santana.
O seminário “Pronaf Florestal e suas contribuições à Preservação Ambiental” irá reunir especialistas em meio ambiente e dirigentes de órgãos ligados ao tema, a exemplo do secretário Estadual de Meio Ambiente, Juliano Matos. Também estarão presentes representantes do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que falarão sobre recursos para projetos de preservação ambiental.
O deputado Zé Neto, que é membro da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembléia Legislativa, destaca que muitos são os benefícios ambientais quando se trata da implantação de sistemas que possam recuperar áreas degradadas e proteger os ecossistemas, através do plantio de espécies.
“Difundir programas que possam garantir a sustentabilidade do meio ambiente e a geração de renda se faz urgente e necessário, uma vez que somos responsáveis diretos pelo futuro do nosso planeta”, afirma Zé Neto.
Dentre as metas de execução de seu mandato, o parlamentar destacou a necessidade de levar informações acerca do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que contemplem ações ambientalmente corretas e proporcionem renda aos agricultores familiares.
Pronaf Florestal
O programa tem o objetivo de estimular os agricultores familiares a utilizarem suas terras através da prática da silvicultura e de outros sistemas agroflorestais, visando à geração de emprego e o incremento da renda familiar por meio do uso múltiplo da pequena propriedade rural. A iniciativa foi desenvolvida pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente, e oferece linha de crédito para o plantio de florestas pelo produtor familiar.
Na Bahia, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) presta assistência técnica aos agricultores sobre o plantio e manejo de mudas. A ação auxilia na elaboração do projeto de cada agricultor, visando a busca de crédito junto aos financiadores do Pronaf Florestal, divulgando o programa e as linhas de crédito oferecidas, por meio do Banco do Brasil e Banco do Nordeste.