A assessoria do deputado estadual Zé Neto (PT), participou do V Encontro do Redemoinho, realizado no Teatro Vila Velha nos dias 23, 24 e 25 de março. O evento reuniu mais de 45 grupos teatrais do todo o Brasil e contou com a presença de representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia(Funceb).
O Redemoinho - Movimento Brasileiro de Espaços de Criação, Compartilhamento e Pesquisa Teatral -, integra dezenas de grupos teatrais de diferentes estados brasileiros e tem como objetivo discutir o fazer teatral e ser um espaço de proposição e articulação para construção de políticas públicas para as artes cênicas.
Durante o encontro, grupos do teatro baiano se reuniram na tentativa de organizar o Redemoinho na Bahia e, na oportunidade, foi lida e rediscutida a proposta de Lei de Fomento às Artes Cênicas no Estado da Bahia.
A proposta foi idealizada pelos artistas, grupos, instituições e movimentos representativos do setor das Artes Cênicas, com base na lei paulista de Fomento, que vem trazendo consideráveis benefícios para o movimento teatral de São Paulo. Em março do ano passado, para que fosse debatida no âmbito do poder legislativo baiano e ampliada para a sociedade em geral, a lei foi entregue ao deputado Zé Neto, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Para discutir a necessidade de elaborar uma legislação específica para as artes cênicas da Bahia, o mandato do deputado Zé Neto promoveu uma audiência pública na Assembleia, em junho de 2008. O debate continua visando a construção de uma proposta que traga ao estado da Bahia avanços significativos para o setor cultural.
O processo de construção da lei está aberto a todo e qualquer cidadão. A proposta encontra-se disponível para leitura e download neste site, no link “Espaço da Cultura”. Os interessados poderão expor opiniões e enviar as sugestões através do e-mail cultura@zeneto.com.br