Aes do Estado reduzem morte por dengue na Bahia

“O número de mortes por dengue tem diminuído na Bahia após as medidas implementadas para combater a doença”. A afirmação é do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, que fez um balanço sobre as ações do governo estadual de controle ao avanço do Aedes aegypti no estado, nesta quarta-feira (25).

Para intensificar o combate a doença e o atendimento a pacientes com sintomas da dengue, várias medidas estão sendo feitas, principalmente nos sete municípios que têm o estado de emergência reconhecido - Itabuna, Jequié, Salvador, Ilhéus, Ipiaú, Porto Seguro e Floresta Azul.

Entre as ações estão o disque dengue (08007237733), por meio do qual a população pode denunciar focos do mosquito e ter orientação sobre atendimento em casos suspeitos; apoio de 14 médicos das Forças Armadas (Exército e Marinha), que estão atuando nos postos de hidratação em Itabuna e Salvador; aquisição de 162 veículos para reforçar o trabalho de campo das equipes de supervisão, acompanhamento e apoio às ações municipais de combate à dengue em 31 diretorias regionais de Saúde (Dires).

O Gupamento Aéreo da Polícia Militar também tem apoiado nas ações, realizando sobrevoos com helicóptero em áreas de risco para localizar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

A Secretaria de Saúde, tem ampliado a assistência aos pacientes com dengue, com aberturas de mais de 200 novos leitos para o tratamento da doença e reforço do corpo clinico nas unidades da rede estadual de Saúde; capacitação de profissionais de saúde sobre o manejo clínico e o diagnóstico da dengue. O governo tem reforçado também a distribuição de medicamentos.

Postos de hidratação

O atendimento aos pacientes com sintomas da dengue foi ampliada com os postos de hidratação que estão sendo instalados nos municípios com maior incidência da doença.

Foram implantados dois postos de hidratação, um no Hospital Geral do Estado (HGE) e outro no Roberto Santos. Os postos foram instalados também em Itabuna, Jequié, Ilhéus e Floresta Azul.

Nesta quinta-feira (26) será inaugurado mais uma unidade de hidratação no Hospital Batista Caribé, no Subúrbio Ferroviário, e na próxima semana estarão em funcionamento mais cinco salas de hidratação, que vão funcionar nas unidades de emergência de Plataforma, Cajazeiras, Pirajá, São Caetano e Curuzu.

Os municípios de Porto Seguro, Feira de Santana e Eunapólis também ganharão postos de hidratação. Nestas unidades, o paciente com sintomas da dengue tem assistência médica imediata. Os postos, com 200 a 300 metros quadrados, possuem sala de espera, sala para consultas e exames, laboratório e uma área com 30 poltronas e cinco macas para hidratação intravenosa. A depender da gravidade da doença, o paciente pode ficar até 24 horas sendo hidratado.

Reforço Venezuelano

Para reforçar o combate à dengue na Bahia, foi enviada a Salvador uma equipe de técnicos e médicos venezuelanos e cubanos (7 da Venezuela, 2 de Cuba).

Este é o resultado da parceria com a Venezuela, após visita do governador Jaques Wagner, recentemente, àquele país. A equipe é especializada em ações de controle de doenças transmitidas por vetores (como a dengue, transmitida por um mosquito, o Aedes aegypti).

Fonte: Agecom

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323