Ronda Escolar da PM leva segurana

Abordagem de suspeitos nos arredores dasescolas e apoio a eventos promovidos pelas unidades de ensino que se estendem até a noite.Essas são algumas dasatribuições da Ronda Escolarda Polícia Militar, que no iníciode março recebeu um reforçode 15 viaturas e 10 motos,por meio de um convênio coma Secretaria da Educação(SEC) batizado de Segurançanas Escolas.Inicialmente colocada emprática nas escolas localizadas em Salvador e região metropolitana, ainda neste semestre, a iniciativa deveráchegar a 12 cidades baianascom mais de 100 mil habitantes.De acordo com o capitãoUbiracy Vieira, todos os 219soldados mobilizados para aatividade fizeram o curso deproteção escolar, com duração de 120 horas.No curso, eles estudarammódulos de sociologia, antropologia, do Estatuto da Criança e do Adolescente e psicologia infantil."Esses soldados se revezamem três grupos de trabalho efazem uma ação baseada no radiopatrulhamento, sempre das7h às 23h", explicou Vieira.Além do trabalho ostensivo, os PMs também ministram palestras nas escolascom temas como drogas, violência, papel da PM, datas cívicas, gravidez na adolescência e doenças sexualmentetransmissíveis.

Tranquilidade ­

"O projeto Segurança nas Escolas integra um programa maior de garantir a qualidade no ensinopúblico estadual. É uma linhade trabalho da Secretaria daEducação, que, com a parceria, com a Secretaria de Segurança Pública tem conseguidolevar mais segurança e tranquilidade para alunos, professores e funcionários da nossarede", afirmou o diretor-geralda SEC, Antônio Pedrosa.A terceira fase do projetoprevê a instalação de vigilância eletrônica em todas as1.681 unidades estaduais deensino, de maneira que toda arede conte com o projeto desegurança, que funcionarácomo um sistema de vigilância tradicional, apoiado porum esquema policial militarespecífico para a rede escolar.Cada município será divididoem áreas, que terão as unidades escolares como base. EmSalvador, os colégios estaduaisSeverino Vieira (Nazaré), Presidente Costa e Silva (Ribeira),Luiz Viana (Brotas), Bartolomeu de Gusmão (Lauro de Freitas), além da Escola TécnicaEstadual Newton Sucupira(Mussurunga), funcionarãocomo bases para a Região Metropolitana de Salvador.

Estudantes se sentem mais seguros e protegidos

Para o presidente do GrêmioEstudantil do Colégio EstadualAlípio França, no Bonfim, DaviOliveira, os estudantes sesentem mais seguros com apresença da Ronda Escolar."Temos os vigilantes,mas eles não são autoridades constituídas e a PolíciaMilitar passa essa segurança e aí os meliantes não seaproximam da escola", afirma Oliveira, que está no 3ºano do ensino médio.Segundo a diretora do Colégio Estadual Alípio França,Railene Alves, a Ronda Escolar já precisou ser acionadaem duas ocasiões."No ano passado tivemos dois incidentes: umproblema de furto de celulares em uma sala de aula eum caso de agressão de umaluno por outro. Tivemosuma resposta super rápidae os soldados nos deramtodo o apoio para resolveressas ocorrências", lembrou a diretora.

Fonte: Diário Oficial


Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323