Foi realizada na manhã desta quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Sessão Especial em homenagem ao dia do taquígrafo. Proposta pelo deputado Luciano Simões Filho, a sessão contou com a presença do corpo taquígrafo da Alba, além de representantes dos taquígrafos do Tribunal de Justiça, dos Tribunais de Contas do Município e do Estado, do Tribunal Regional Eleitoral e da Câmara de Salvador. Durante a homenagem, o deputado proponente fez um histórico sobre o dia do taquígrafo, comemorado no dia 03 de maio, e ressaltou a importância desses profissionais para o funcionamento do parlamento.
O deputado estadual Zé Neto (PT), que participou da sessão especial, destacou a importância da homenagem para esses profissionais que tanto colaboram para o andamento do trabalho na Assembleia. “Um dia de muita emoção, de alegria e de valorização do bem. A homenagem aos taquígrafos foi mais do que justa. Esses profissionais integram melhor a Casa e faz com que a gente possa conviver de forma mais fraterna e harmônica com aqueles que no dia a dia constroem a nossa caminhada”, disse.
Na ocasião, também foram prestadas as homenagens para o presidente da Alba, Ângelo Coronel, pela passagem do seu aniversário. O presidente recebeu homenagens de servidores, amigos, familiares, através de um vídeo exibido no telão. Além, disso o presidente foi homenageado pelos colegas parlamentares, que foram representados pelo deputado Sargento Isidório, que, juntamente, com uma banda cantou para homenagear Coronel.
Para Zé Neto, a homenagem ao presidente foi muito justa e legítima. “Hoje a homenagem traduziu o sentimento que a Casa tem pelo atual presidente, até porque ele tem sido uma novidade positiva à frente da Alba. Além de imprimir uma mudança de paradigmas, respeitando tudo que foi construído no passado, o que deu lastro para outras caminhadas, imprimiu uma forma de fazer as coisas de maneira mais participativa e muito mais colegiada. Fica aqui o meu abraço, meus parabéns e a afirmação de que estamos juntos em busca de um Poder Legislativo cada dia mais forte e podendo representar bem o povo baiano”, afirmou.
Após a sessão especial, o presidente anunciou a promoção por antiguidade de 166 servidores efetivos. O ato foi classificado por Zé Neto como um compromisso da Casa com os servidores e com a Justiça. “O reconhecimento de promoções para os servidores foi possível em função da economia feita pela Casa e é também uma resposta ao mandato de segurança impetrado pelos mesmos. Isso traduz uma justa adequação que aguarda a sua resolução desde 2008. Portanto, foi mais um ato de responsabilidade, pé no chão, respeito à justiça e aos servidores da casa”, finalizou.
Fizeram parte da mesa o presidente da Alba, Ângelo Coronel; o líder do governo na Alba, Zé Neto; o líder da oposição Leur Lomanto Jr.; o primeiro secretário Sandro Régis; a gerente de taquigrafia da Alba, Marilanja Pereira; o presidente da União dos Taquígrafos, Márcio Fernandes; o presidente do sindicato da Alba, Gilmar Carneiro; a coordenadora de acompanhamento e revisão da Alba, Mirela Novais; as coordenadoras de taquigrafia do Cleonice Godin (Tribunal de Justiça); Vanderleia Rodrigues (TRE); Maria Ester Coelho (Câmara Municipal de Salvador).
03
Mai