O Mandato da Luta, representado pela assessora Loize Menezes, participou na manhã deste sábado (13), da reunião do Consórcio Chapada Forte, realizada em Andaraí. A assembleia, presidida pelo presidente do Consórcio, João Lúcio Carneiro, prefeito de Andaraí, contou com a presença de representantes de todos os entes consorciados. Dentre os presentes, estiveram o secretário de saúde de Nova Redenção, Ivan Soares, representando a prefeita Guilma Soares; o vice-prefeito de Ibitiara, Wadson Araujo e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Santos, representando o prefeito José Roberto Oliveira.
Entre os pontos de pauta, estiveram a assinatura do termo aditivo ao convênio entre o Consórcio e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), que visa a implantação de tecnologias sociais de acesso à água para consumo e para produção de alimentos, onde se discutiu a entrada dos municípios de Marcionílio Souza e Nova Redenção no convênio do MDS; a assinatura do contrato de prestação de serviços com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) que visa a manutenção de algumas rodovias da região; o fechamento de comarcas no interior; e a consolidação do campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) do território da Chapada Diamantina, que contou com a presença da diretora do campus, a professora doutora Iranice Carvalho da Silva.
Durante a assembleia, a professora Iranice pediu apoio dos prefeitos para fortalecer o ensino superior na Chapada Diamantina e falou sobre um terreno que pertencia ao antigo Derba e foi para a universidade. A diretora lembrou que na época da doação, ela e o então prefeito de Nova Redenção, Ivan Soares, estiveram com o líder do governo Zé Neto para viabilizar a doação junto ao Governo do Estado. Atualmente, a luta é pela construção da sede própria da universidade.
O Consórcio Chapada Forte é formado por 18 municípios, são eles: Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Ibicoara, Itaetê, Iraquara, Iramaia, Lençóis, Mucugê, Marcionílio Souza, Nova Redenção, Palmeiras, Seabra, Itaberaba, Rui Barbosa, Lajedinho, Boa Vista do Tupim e Ibitiara.
13
Mai