Acompanhado do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e do ministro da Saúde, Ricardo Barros, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia, Zé Neto (PT), participou na manhã deste sábado (13), da inauguração do segundo núcleo de radioterapia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA).
A nova sala, equipada com um aparelho denominado acelerador linear e demais acessórios, atenderá em média 100 pacientes por dia de funcionamento. O equipamento tem a função de eliminar células através da radiação, e é utilizado no tratamento contra o câncer. Atualmente esta é a única unidade de alta complexidade em oncologia que atende SUS no município de Feira de Santana e macro região centro leste da Bahia.
Estiveram também presentes na inauguração a ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois; o ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy; a diretora geral do HDPA, Sandra Peggy; a diretora da Unacon/HDPA, Lívia Matos; o provedor da Casa de Misericórdia de Feira de Santana, Luiz Carlos Seixas; os deputados estaduais Carlos Geilson e José de Arimatéia; o deputado federal Antônio Brito; o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo; o vice-prefeito, Colbert Martins; os vereadores Ronny, José Carneiro e Isaías de Diogo; o prefeito de Cipó, Abel Araújo, dentre outras autoridades.
O deputado estadual Zé Neto comemorou a inauguração do equipamento e relembrou a luta para a aquisição do mesmo. “Quero parabenizar a direção da Unacom do Hospital Dom Pedro de Alcântara, em nome da diretora geral Sandra Peggy, por essa grande conquista para Feira e região que é o segundo núcleo de tratamento de câncer da unidade. Agradeço, primeiro à presidenta Dilma, ao ex-governador Jaques Wagner, ao ex-secretário de Saúde Jorge Solla, ao atual governador Rui Costa e ao atual secretário Fábio Vilas-Boas, que viabilizaram e garantiram a indicação desse investimento de cerca de R$6 milhões para atender Feira e região. Registro a importância desse momento e não deixo de agradecer o bom senso do ministro Ricardo Barros, que, apesar de fazer parte de um governo que vejo como ilegítimo, fez o aporte necessário dos recursos que viabilizaram a habilitação dos serviços. Há mais de 8 anos o nosso mandato vem participando dessas lutas e hoje, para nós, é um dia de comemoração e alegria por ver o HDPA, onde eu nasci, mais uma vez, recebendo um grande equipamento que vai, com certeza, garantir mais saúde para o povo de Feira e região”, declara.
13
Mai