Com o objetivo de discutir o funcionamento de um sistema de água que envolve 14 comunidades do município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, se reuniu com a prefeita de Nova Redenção, Guilma Soares; o secretário municipal de saúde, Ivan Soares; o presidente da Embasa, Rogério Cedraz; e o diretor de Operação do Interior da Embasa, José Ubiratan Matos, na manhã desta quarta-feira (17), na sede da empresa, em Salvador.
Inaugurado em janeiro de 2015, o sistema de água não funciona em sua capacidade máxima por conta de problemas técnicos. O sistema construído com um investimento de R$ 8 milhões, foi projetado para atender 14 comunidades e cerca de duas mil pessoas. O seu funcionamento pleno vai melhorar o fomento da agricultura de subsistência, a qualidade de vida dos moradores e o combate das doenças transmitidas pela água sem tratamento.
Após a reunião, o deputado comentou a importância do sistema. "Esse encontro foi um momento extremamente importante e conseguimos dar passos significativos para realizar o sonho de ver o sistema de água, que foi inaugurado pelo Governo do Estado, funcionar plenamente. Ficou acordado na reunião que, nos próximos dias, os técnicos da Embasa estarão junto aos técnicos da CERB, fazendo as avaliações devidas para formular uma saída que dê condição de funcionamento pleno para o sistema de água", disse.
Por fim, Zé Neto agradeceu o trabalho realizado pela Embasa e falou sobre a crise hídrica no Estado. "Aproveito para agradecer, mais uma vez, o ótimo atendimento que recebemos na Embasa que sem nenhuma dúvida é uma das empresas com mais resolutividade e eficiência no nosso estado. Até porque a crise hídrica é uma crise que afeta o mundo e o Brasil, e nós enfrentamos uma seca muito difícil, a pior seca dos últimos cem anos, e ainda assim, com todas as dificuldades, a gente consegue conversar com a Embasa, fazer as parcerias com os municípios e evoluir nesse processo de construção de uma realidade de fornecimento de água que é realmente uma conquista para os baianos", finalizou.
17
Mai