A Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi concedida ao comandante geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão, na tarde desta quinta-feira (18), em razão do trabalho desenvolvido ao longo de sua trajetória na PM. A honraria concedida ao Coronel Anselmo Brandão, teve como proponente o deputado estadual Zó.
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na ALBA, participou da sessão realizada no Plenário da Casa Legislativa. "Muita alegria em participar dessa justa e legítima homenagem ao Coronel Anselmo Brandão, nativo do Alto Sertão do São Francisco, da nossa querida Juazeiro, e membro de uma família com 13 filhos, sendo ele o décimo terceiro filho. Uma homenagem emocionante, que teve como proponente o deputado Zó, seu conterrâneo que divide histórias de infância, pois um dos seus irmãos foi colega de sala do nosso querido comandante Anselmo", disse.
Zé Neto também comentou a importância do trabalho realizado pelo Comandante Brandão. "A extraordinária representatividade de todas as autoridades do Estado, que virmos nesta Casa hoje, mostra exatamente o tamanho da personalidade e do trabalho realizado por esse guerreiro do bem. No mais, quero saudar a essa gloriosa polícia de bravos e parabenizar Anselmo e toda a sua família do lar e sua família da PM por esse momento glorioso e de brilho, pois Deus fez esse traçado para que ele estivesse entre nós realizando suas missões e sendo reconhecido", finalizou.
Participaram do evento, o vice-governador João Leão; o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, o Coronel Francisco Telles; deputados estaduais e federais, e autoridades de Estado.
CORONEL ANSELMO BRANDÃO
Comandante-Geral da Polícia Militar desde 2015, o Coronel Anselmo Brandão foi comandante da Academia de Polícia Militar, atuando na formação de oficiais; e comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Centro Histórico. Coordenou ainda a implantação do programa federal Território de Paz na 23ª Companhia Tancredo Neves, na capital baiana, onde também comandou a equipe. Liderou também a 11ª Companhia Independente da Barra e a 10ª Companhia Independente de Candeias. Por seis anos, assumiu o posto de ajudante de ordem do Presidente do Tribunal de Justiça.