Para discutir as políticas públicas do Estado da Bahia voltadas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a importância da utilização do recurso oferecido pelo Governo Federal, acontece entre hoje (23) e amanhã (24) seminário temático na Pousada Central, em Feira de Santana. O Mandato da Luta, através do chefe de gabinete Aurelino Bento, esteve presente no evento, que contou com a participação do secretário estadual de Justiça Carlos Martins e diversas entidades, além de representantes dos municípios interessados.
Segundo o secretário Carlos Martins, a reunião tem como objetivo tirar as dúvidas sobre o PAA e auxiliar os municípios baianos que ainda não deram início a proposta a fazê-la. Conforme os dados apresentados, 210 municípios já aderem ao programa, 81 municípios já estão executando o PAA e sendo beneficiados, porém 21 municípios por alguns problemas ainda não estão executando, que é o caso de Feira de Santana. “Ao idealizar o programa, em 2003, o presidente Lula colocou no centro da questão a agricultura familiar, principalmente da alimentação de pessoas que estão em vulnerabilidade. Portanto, nós não podemos aceitar que temos dinheiro em conta e não estamos cumprindo as nossas metas. São mais de cinco milhões de reais que estão disponíveis e podem ser perdidos. É dinheiro esperando para ser usado na geração de emprego e renda”, enfatizando a importância da aderência dos municípios ao PAA.
O Dispensário Santana, em Feira de Santana, é um dos beneficiários do programa. De acordo com Irmã Rosa, coordenadora do projeto, quase 1550 refeições diárias são oferecidas às crianças e jovens por intermédio também do Programa de Aquisição de Alimentos.
23
Mai