Em 1º de junho de 1927 foi fundada a Escola Normal de Feira de Santana. Em 1962, a unidade escolar passou a se chamar Instituto de Educação Gastão Guimarães. E agora, no dia 1º de junho de 2017, foram comemorados os 90 anos de existência desta que é uma das maiores instalações escolares estaduais de Feira de Santana e também de toda a Bahia. O Mandato da Luta, representado pelo assessor Aurelino Bento, participou das festividades.
A comemoração começou com uma sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores, onde foi proferida uma palestra pela professora Dulcineia Cerqueira, que falou sobre a história do colégio. Estiveram presentes professores, funcionários, alunos, ex-alunos e admiradores da unidade. Na oportunidade, foram distribuídas homenagens à professora e atual diretora do Gastão, Alfreda Neta Xavier; e também à professora de história e palestrante da noite, Dulcineia Cerqueira.
Marcada por emoção, a sessão solene parabenizou ainda a filha do dr. Gastão Guimarães, a senhora Olga Guimarães, que no dia de ontem (1º), comemorava seus 91 anos. A professora Alfreda Xavier homenageou-a e puxou os parabéns para essa figura importante.
Em seguida, todos foram convidados para um coquetel e jantar no Casarão Fróes da Motta. Lá, seguiram-se as homenagens. Além de professores, colaboradores, funcionários e policiais militares que fazem ronda escolar, o deputado estadual Zé Neto também recebeu um prêmio por contribuir para a história do Gastão Guimarães. O assessor Aurelino Bento representou o deputado na ocasião, já que o mesmo se encontrava no 6º Congresso Nacional do PT.
Em sua fala, Aurelino destacou o empenho da diretora Alfreda Xavier na gerência do Gastão Guimarães, e disse que a professora vem cumprindo brilhantemente o desafio de coordenar a unidade. Atualmente, frequentam a escola mais de dois mil e trezentos alunos, em 30 salas, que cursam do 6º ano do ensino fundamental II até o 3º ano do ensino médio.
Fizeram também parte das comemorações o comandante do Comando de Policiamento da Regional Leste (CPRL), coronel Adelmário Evangelista Xavier; o vereador e presidente da Câmara, Ronny Miranda; o diretor do Núcleo Regional de Educação – NRE-19, Ivamberg Lima; o secretário de governo, Paulo Aquino, dentre outras personalidades.
02
Jun