Neste domingo (04), o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), participou do encerramento das atividades principais do primeiro ano de convênio do projeto espetacular ‘Da Quixaba à Quixabeira: samba, cultura afro-descendente e desenvolvimento sustentável na Matinha’, que vai durar três anos e que trata exatamente sobre as raízes do Samba de Roda, além fomentar o ensino musical e artístico, traduzindo e aprimorando os conhecimentos do Samba de Roda para as crianças de toda região da Matinha.
Na ocasião, o líder do Governo pode ver de perto as novas gerações estão sendo construídas com identidade cultural, negra, do Samba de Roda e da cultura do sertão, com a pitada de tempero da Quixabeira da Matinha que, sem nenhuma dúvida, é um dos grupos culturais mais importantes do Estado.
"Tá aí uma coisa que eu gosto de fazer: vim acompanhar de perto essa coisa linda que é o Samba de Roda, especialmente, quando é da Quixabeira da Matinha, que tem a liderança de Guda. Agradeço ao apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a esse importante projeto que valoriza nossas raízes culturais, olha para o presente e vislumbra um futuro onde nossas crianças terão muito mais condições de serem cidadãs mais ricas de cultura, mais sensíveis, mais humanas e mais qualificadas para a arte de viver", disse Zé Neto.
Na oportunidade, foram apresentados resultados das oficinas de samba de roda, percussão, capoeira, cavaquinho e violão, principais atividades contempladas pelo projeto. As atividades aconteceram na Associação Cultural Coleirinho da Bahia, em parceria com a comunidade da Matinha, em Feira de Santana.