O deputado estadual Zé Neto (PT), participou na manhã desta segunda-feira (12), da audiência pública "Do Estado da Bahia para o Brasil: Retrocessos no Licenciamento Ambiental", fruto de uma parceria entre o Ministério Público da Bahia, o Ministério Público Federal, a Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia coordenada pelo deputado estadual Marcelino Galo e a Associação dos Servidores de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (ASCRA).
"O debate sobre licenciamento ambiental, sobre gestão ambiental compartilhada, sobre a necessidade de ter município, União e Estado participando dessa discussão e dividindo responsabilidades, é fundamental. Precisamos, contudo, fazer com que ele aconteça de forma serena e objetiva, que possa proporcionar sustentabilidade. Lembrando que a sustentabilidade passa por desenvolvimento e equilíbrio com relação às causas que podem gerar perda ambiental. Nosso papel é estar atento para contribuir com um bom debate, analisando sempre os dois lados da moeda, mas fundamentalmente a sustentabilidade e a condição que a Bahia tem hoje de fazer diálogos, como o que está sendo feito hoje aqui, proposto por deputados da base do Governo da Bahia, e sem ter o que esconder, com o pé no chão e com a cabeça erguida, seguindo um compasso de bom senso", disse o líder do Governo na Assembleia.
Discutir o atual cenário de flexibilização da legislação ambiental na Bahia e no Brasil, nunca foi tão importante e só é possível através de diálogos como este realizado Assembleia Legislativa.
Através desse encontro, pode-se compreender como é importante e necessário fortalecer a participação da sociedade no processo de mudança do licenciamento ambiental, compartilhando riscos e consensos para que haja uma gestão mais responsável dos bens ambientais, sabendo-se que essas mudanças afetam diretamente a vida de todos.
12
Jun