O secretário Jorge Portugal apresentou as ações da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) em audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Alba). O Carnaval 2017 (Ouro Negro/ Pelô e Pipoca), os investimentos do Fundo de Cultura e Fazcultura, além de outras ações de continuidade, como os Pontos de Cultura e os Espaços Culturais fizeram parte das iniciativas abordadas por Portugal, além da tríade Municípios Culturais, Escolas Culturais e Estações Culturais, assim como a Concha Negra, Bahia Filmes e Casa de Caymmi.
A exemplo do que já havia feito o secretário de Ciência e Tecnologia, Vivaldo Mendonça, Jorge Portugal atendeu ao convite feito pela presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos da Alba, deputada Fabíola Mansur, no sentido de sensibilizar os deputados e artistas para a pautas específicas da área.
Na oportunidade, o deputado Zé Neto parabenizou a iniciativa. "Parabéns ao secretário Jorge Portugal, toda sua equipe, todos os órgãos de sustentação e apoio da Secretaria de Cultura pelo belo trabalho que vem sendo executado. Assim como, pela prestação de conta feita à representação do povo, que é a Assembleia Legislativa. Parabéns por essa forma de fazer com que as coisas aconteçam e que possam ter a participação do conjunto dos atores da cultura nas discussões dos rumos a seguir. No mais, também quero parabenizar a deputada Fabíola Mansur pelo belo trabalho realizado à frente da comissão, que tem feito vários diálogos e interlocuções entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo e à população, as entidades organizadas, que hoje mais uma vez se reflete na vinda da Secretaria de Cultura. Esta iniciativa demonstra que estamos fazendo, a cada dia mais, essa ligação entre os interesses da população e os órgãos do executivo, comandado pelo nosso governador Rui Costa", finalizou.