A partir desta quarta-feira (21), quatro mil estudantes de universidades estaduais integram o programa Mais Futuro. A iniciativa do Governo do Estado oferece auxílio financeiro para os jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica, participantes do CadÚnico, além de oportunidades de estágio no setor público. O incentivo garante a permanência desses estudantes nas salas de aula e a conclusão dos cursos de graduação. Na manhã desta quarta, em cerimônia no Bahia Othon Palace, em Salvador, o governador Rui Costa assinou os termos de compromisso de estágio dos universitários participantes, que também receberam seus cartões bancários.
O deputado estadual e líder do Governo relembrou a sua trajetória e avaliou a importância do programa. "Hoje ouvindo o governador Rui Costa e o secretário Walter Pinheiro, contando a história das vidas humildes que tiveram, também lembrei da minha caminhada e do quanto ela seria mais tranquila se naquela época contássemos com esses programas. Quando cheguei em Salvador, para estudar, física, inicialmente, na Universidade Federal da Bahia, tive que dar reforço escolar para conseguir me manter estudando. É muito gratificante perceber que hoje estamos aqui, batalhando para que as próximas gerações, possam estudar com mais tranquilidade e perspectiva de futuro do que tivemos.Vida longa à Educação baiana!", disse.
O programa é voltado para os estudantes das universidades Estadual de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e para a Universidade do Estado da Bahia, (Uneb). Ao todo, se inscreveram no programa mais de 5,7 mil jovens e 4 mil deles foram selecionados nesta primeira etapa. Entre eles, 3.600 receberão o auxílio financeiro, chamado auxílio permanência, e os 400 estudantes restantes terão a oportunidade de estagiar em órgãos do governo baiano.