27
Jun
Na manhã de hoje (27), o deputado estadual Zé Neto (PT) esteve com o governador Rui Costa e com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, participando da inauguração de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Professor Eládio Lasserre, localizado em Cajazeiras, bairro mais populoso de Salvador. A iniciativa teve como objetivo qualificar e consolidar a unidade como referência de saúde na região. Logo após a inauguração, foram visitadas as obras do novo Instituto Couto Maia (Icom), também em Cajazeiras, onde passará a funcionar o Hospital Couto Maia, que atualmente se localiza no Monte Serrat.
Essas obras são um grande presente para a comunidade de Cajazeiras e também para todo o Estado da Bahia, que vai desafogando a regulação, principalmente, na parte de atendimentos de alta complexidade. É um trabalho que vem sendo desenvolvido com muita dedicação pelo secretário Fábio Vilas-Boas e pelo governador Rui Costa, que tem se diferenciado de todo o Brasil.
"Neste momento, vivemos uma crise profunda no atendimento de saúde em diversos estados do país. No entanto, na Bahia estamos vendo uma melhoria gradativa em todo o ambiente da saúde, da atenção básica até a alta complexidade. Não tenho dúvida que o Governo do Estado está fazendo uma verdadeira revolução no sistema de saúde do interior e da capital. Essa conexão é muito importante para que possamos fazer uma melhoria na regulação em todo o Estado. O casamento combinado entre o interior e a capital é a solução para que possamos, gradativamente, ir resolvendo os problemas regulatórios do SUS na Bahia", disse o líder do Governo na Assembleia Legislativa.
Com investimento de R$ 1,35 milhão, os dez novos leitos de UTI do Eládio Lasserre irão prestar assistência intensiva para pacientes clínicos e cirúrgicos graves, possibilitando o reestabelecimento da saúde e a preservação da vida de pacientes que precisam da atenção especializada. O centro atenderá, principalmente, as comunidades de Águas Claras, Cajazeiras, Fazenda Grande, Pau da Lima, São Caetano, Castelo Branco, Valéria e adjacências.
Já o Hospital Couto Maia, será 20% maior que o existente, com expectativa de aumentar em 50% a assistência aos baianos. A unidade é referência em doenças parasitárias e infectocontagiosa, como meningite. Além disso, a unidade será ampliada e completamente renovada, passando de 60 para 120 leitos, para prestar um atendimento ainda melhor aos baianos. O Couto Maia vai contar com centro cirúrgico, unidade de emergência e de urgência especializadas, ambulatório de hanseníase, serviço de apoio diagnóstico, espaço para ensino e pesquisa, além de outros serviços. Com cerca de 18% do cronograma físico e financeiro já executados, o hospital terá 3 pavimentos.