Na manhã deste domingo (02), foram celebrados os 194 anos da Independência do Brasil na Bahia, com o tradicional cortejo cívico que só traz alegria e energia. Pois, o Dois de Julho é um marco de resistência, de determinação e de compreensão do nosso papel na defesa da independência da Bahia e da liberdade do Brasil. Essa data, sem dúvida, sempre servirá para nos nortear na busca por dias melhores.
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), prestigiou o momento ao lado do governador Rui, e da turma que busca o bem da Bahia e luta por soberania, por liberdade e por justiça para o nosso povo.
O cotejo saiu do bairro da Liberdade em direção ao Largo Dois de Julho, no Campo Grande. O evento que tem como ícones os carros do Caboclo e da Cabocla, contou com a participação de diversas fanfarras de colégios estaduais, com o desfile das forças armadas, a irreverência do povo, a manifestação de diversas categorias e, é claro, diversos protestos pedindo a saída de Temer da presidência e as Diretas Já.
"Estou muito feliz de participar dessa justa celebração, ao lado do nosso governador, do ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado , Jaques Wagner; da diretora da Fundação da Criança e do Adolescente, Regina Afonso; da chefe de gabinete da Serin, Cibele Carvalho; e da presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, entre outros companheiros de luta, como deputados estaduais e federais, líderes de movimentos sociais e secretários de Estado", disse Zé Neto.
A Independência da Bahia, um movimento iniciado em 19 de fevereiro de 1822 e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento emancipador de seu povo, mostra que a Bahia sempre será um lugar onde todas as lutas por justiça e por soberania encontrarão fôlego, força e resistência.