Foi realizada, na manhã desta terça-feira (11), no auditório do Mercado de Arte Popular, a Reunião da Câmara Técnica Caminhos do Sertão. Promovido pela Secretaria de Turismo do Estado, o evento teve por objetivo discutir a atualização dos Mapas Turísticos da Bahia e de Feira de Santana, bem como apresentar as potencialidades turísticas do eixo Caminhos do Sertão, que abrange 18 cidades até o momento, dentre elas, Santa Bárbara, Serrinha, Cipó, Tucano, Ribeira do Pombal, Monte Santo, Uauá e Canudos, sendo Feira de Santana a principal delas, sobretudo em função da localização geográfica.
Na ocasião, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, empossou os membros do Conselho Municipal de Turismo para o biênio 2017-2018. Em seguida, o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento de Econômico, Antonio Carlos Borges Júnior, falou sobre o potencial de Feira de Santana para o turismo de negócios, destacando a necessidade de se ampliar também os outros atrativos turísticos da cidade e da região, como a cultura, a gastronomia e a religiosidade, bem como dar suporte aos roteiros ecológicos e às festividades que integram o calendário oficial.
O diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos do Estado, Divaldo Borges, falou sobre as Instâncias de Governança Regional da Bahia. Ele destacou as principais diretrizes para se alcançar o ordenamento sustentável do turismo na região, que, segundo ele, são: o desenvolvimento de novos serviços, a competitividade e a abertura de novos mercados e possibilidades turísticas.
De acordo com Getúlio Andrade, coordenador da Câmara Técnica Caminhos do Sertão e presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Feira de Santana (Sindfeira), o eixo Caminhos do Sertão, que foi reconhecido pela Bahiatursa como roteiro turístico em 2009, vem atuando na formatação de projetos comuns que tragam o desenvolvimento turístico para essas cidades. “Trata-se de um projeto regional. Mas, por ser a porta de entrada da Câmara e por apresentar uma grande pujança econômica, Feira acaba por se destacar no conjunto dos demais municípios. Inclusive, recentemente, foi classificada, pelo Ministério do Turismo, como uma ‘Cidade Classe B’, o que a coloca em um patamar privilegiado no cenário turístico de negócios”, observa, salientando que um diagnóstico de 12 municípios já foi traçado, com o apoio do Sebrae, e que o documento aponta a infraestrutura, os atrativos turísticos e os indicativos que os governos precisam implementar para melhorar o turismo em âmbito regional.
Também participaram do evento, a diretora do Departamento de Turismo do município, Maria das Graças Cordeiro; o gestor regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Isailton Reis, e a gerente regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Angélica Dias, que falaram sobre a atuação dos respectivos órgãos nas zonas turísticas. Representando o mandato do deputado estadual Zé Neto, o chefe de gabinete Aurelino Bento esteve presente e considera a reunião um importante passo para o desenvolvimento do turismo em Feira e na Bahia. “Os poderes públicos não podem deixar que essa grande ferramenta de desenvolvimento seja desprezada. E, no caso de Feira e do estado da Bahia, temos que incentivar, de todas as formas, o crescimento do nosso turismo”, ressaltou.
11
Jul