Audiência pública em brasília debate modernização e regulamentação dos despachantes e documentalistas do Brasil

A organização dos documentalistas do Brasil, conhecidos como despachantes, está cada dia mais forte. O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), comprovou essa força nesta quinta-feira (13), em Brasília, na audiência pública para debater, com representantes dos despachantes e documentalistas de diversos estados do Brasil, sobre como avançar na modernização e regulamentação da categoria. Participaram da audiência os deputados federais Bacelar, Domingos Sávio e Cleber Verde (também presidente da Frente Parlamentar); Elmer Coelho, diretor-presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran); bem como o diretor-presidente do Conselho Federal dos Despachantes e Documentalistas do Brasil, Gilberto Alvim.
À frente desse movimento o feirense,  amigo Gilberto Alvim, que tem feito todo o esforço para levar o reconhecimento da categoria a nível nacional por medida federal legal, que pode ser projeto de lei ou medida provisória. O objetivo também é poder expandir cada decisão tomada na Bahia, em relação ao que os documentalistas fazem em suas emplacadoras para elaboração e entrega dos documentos dos veículos nas mãos dos seus clientes. Essa medida fez com que o Detran, que continua com o papel de atender gratuitamente a qualquer cidadão, recebesse um impacto muito positivo com a redução de filas. Para aqueles que procuram a comodidade de ter uma emplacadora ou um documentalista fazendo o seu serviço, recentemente entrou em vigor uma norma de caráter estadual regulando essas ações, dando segurança jurídica, garantia de tecnologia, sofisticação e atendimento mais rápido.
"A manhã de hoje foi muito importante, não só pela audiência, mas também pela presença do deputado Bacelar, que tem colaborado muito para a luta das emplacadoras e documentalistas da Bahia; do deputado de Minas Gerais, Domingos Sávio; do diretor do Denatran, que pôde ouvir os questionamentos do setor e as indicações acerca dos caminhos a serem seguidos para melhorar a atendimento de emplacadoras em todo o Brasil e colocar suas ideias sobre o trânsito de forma transparente e direta com aqueles que na ponta ajudam a construir o sistema de regularização de veículos", disse Zé Neto 
No mais, ficou definido um cronograma para que no mês de agosto se reúna um grupo de trabalho para elaborar uma proposta definitiva sobre o assunto, que será encaminhada para a Casa Civil do Governo Federal e posteriormente para o presidente da República. A ideia é que possamos ter a formatação de uma norma que faça evoluir por todo o Brasil o que já acontece na Bahia com relação às parcerias entre o Detran e as emplacadoras, bem como o reconhecimento profissional desses documentalistas que têm um papel relevante na estruturação, regulamentação, e legalização dos veículos automotores por todo o Brasil.
"Em nome dos amigos Gilberto Alvim, Paulo Maranhão (Superintendente do Conselho Federal), Márcio Lino (presidente do Sindefesa) e também em nome do diretor de departamento jurídico, Davi Leal, feirenses que têm feito a diferença acerca desse importante tema, parabenizo toda a diretoria da federação e as diretorias estaduais que estiveram presentes", finalizou Zé Neto. 

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323