Na manhã desta terça-feira (18), o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia legislativa participou do lançamento da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) no Palácio Rio Branco, localizado no Centro Histórico de Salvador. O evento, que já está na 7ª edição, vem crescendo a cada ano e demonstra que está acima de partidos, de ideologia e de disputas.
O governador Rui Costa que foi fundamental desde quando era secretário da Casa Civil para realização da festa, hoje injeta ainda mais estímulo e apoio para que essa festa literária se consolide ainda mais como um evento do calendário estadual da nossa cultura, da nossa literatura, da nossa festa artística em prol do bem e de uma visão de mundo mais esclarecida e mais humana.
Outra pessoa importante para a festa é o companheiro Robinson Almeida, que quando secretário de comunicação ajudou muito nos momentos mais difíceis da Flica, entre 2013 e 2014, onde por pouco a festa deixou de acontecer por falta de apoio suficiente. O Governo do Estado, através das secretarias de Comunicação, de Educação, de Cultura e de Turismo, foi decisivo para que o evento acontecesse.
A festa que será realizada de 5 a 8 de outubro e tem como homenageado Ruy Espinheira, terá uma ampla programação e oferta de serviços para o público garantidas pelo Governo do Estado, que se destaca como um dos promotores da Flica, cuja realização é viabilizada por meio do programa de incentivos fiscais Fazcultura, uma parceria das secretarias estaduais de Cultura e da Fazenda.
"Portanto, parabéns aos realizadores e aos apoiadores, ao prefeito do município de Cachoeira, Tato, que vem prestando todo apoio a esse evento; à Rede Bahia, aos demais parceiros. Parabenizo também o curador Tom Correia pelo trabalho e pelo desafio que é fazer com que esse evento tenha a dimensão que hoje tem e que permanecerá, sem nenhuma dúvida, crescendo e avançando no dia a dia da literatura, da arte, da poesia, enfim, cultura da Bahia", disse Zé Neto.
Também estiveram presentes o Prefeito de Cachoeira, Tato; do secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal; do secretário de Turismo da Bahia, José Alves; dos deputados federais Robinson Almeida e Luiz Caetano; dos deputados estaduais Aderbal Caldas, Alan Castro, Bira Coroa e Rosemberg Pinto; dos vereadores Matra Rodrigues, José Trindade; o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado; o diretor do Irdeb, Flávio Gonçalves; entre outras personalidades e lideranças.