Para o deputado estadual Zé Neto (PT) é sempre uma alegria estar entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), e hoje, mais uma vez, ele se reuniu na comemoração de 25 anos dos ACS, numa manhã rica em debates a cerca de melhorias da assistência básica de saúde. São quase 26 anos de trabalho ao lado dessas categorias em todo o Estado da Bahia. Em Santo Antônio de Jesus, cidade em que o evento foi realizado, o líder do Governo na Assembleia Legislativa tem um carinho muito especial por todos.
Atualmente, quem está comandando a turma é Cláudia Oliveira, presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (AACS). Na oportunidade, o deputado saudou também um grande nome dessas categorias, o querido Roque Onorato, representante nacional dessa luta, e também colaborador do Mandato da Luta.
Nos próximos dias, os ACS e ACE estarão se mobilizando para ir à Brasília – e o deputado estará lá participando desse momento – para acompanhar a votação da PEC 22/2011, a “Emenda da Dignidade”, que tem como objetivo instituir de forma, permanente, uma política remuneratória de valorização das categorias.
"Sem dúvidas, um momento norteador de melhoria na qualidade de atendimento dos Agentes em diversos aspectos. A votação ocorrerá de 15 a 17 de agosto. Vida longa às categorias e contem sempre comigo, na construção dessa caminhada!", disse Zé Neto.
Estiveram presentes também, consolidando os debates, além dos já citados, o deputado federal Robinson Almeida; José Cristiano Soster, diretor da Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab); o secretário municipal de saúde de Santo Antonio de Jesus, Leandro Lobo; o prefeito de Dom Macedo, Eguinaldo Piton; além de representantes do legislativo local.