O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa Zé Neto (PT) , participou na tarde desta quarta-feira da Iª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, no Fiesta Bahia Hotel. O evento foi realizado pela primeira vez na Bahia e surge com o objetivo de fortalecer com debates as diretrizes e mecanismos para implementação e busca da contribuição para a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. Esta primeira edição trouxe o tema “Desafios para a integralidade com equidade”.
As propostas dos temas debatidos colocaram em evidência a questão sobre o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), segurança, gênero, raça, etnia e humanização do parto, práticas complementares e integrativas ao SUS, e as relações de trabalho.
Precisamos formular mais políticas, e não temos como fazer isso se não estivermos ouvindo quem vive as dificuldades e tem as compreensões todas sobre como resolvê-las. O governo do Estado acerta, juntamente ao Conselho Estadual de Saúde e a Secretária Estadual de Saúde, na realização desse primeiro seminário. O próximo passo é encaminhar as demandas aqui tratadas para as esferas estadual e federal, além de buscar fazer das resoluções decisões políticas claras e objetivas, para melhorar a condição das mulheres em nosso país e em nosso estado.
"Parabenizo em especial a secretaria de Saúde, na pessoa do secretário Fábio Vilas-Boas; do seu assessor especial, Cássio André Garcia; e também do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Luiz, que nos recebeu no evento. Não posso deixar de parabenizar diretamente o governador Rui Costa por esse extraordinário momento de compreensão e de colaboração para essa luta consistente, necessária e legítima das mulheres.
Segundo o presidente do Conselho Estadual de Saúde – Bahia (CES), esse evento contempla cerca de 417 municípios, onde discute a política de saúde das mulheres conforme deliberação do conselho nacional de Saúde. E a expectativa do CES é que esta Conferência seja a efetivação do Controle Social no SUS para a saúde das mulheres", disse Zé Neto.
02
Ago