Mais uma vez, deputado estadual Zé Neto (PT) participou de debates a cerca de melhorias na assistência básica de saúde, ao lado de centenas de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combates às endemias (ACE), esse importante movimento que tem grande respeito no Brasil. Hoje (4), o evento foi realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e tratou sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 22/2011, a “Emenda da Dignidade”, que tem como objetivo instituir, de forma permanente, uma política remuneratória de valorização das categorias.
Os ACS e ACE têm realizado vários encontros sobre o tema (como foram os casos de Irecê, Santo Antônio de Jesus e Eunápolis, entre outras cidades), visto que a PEC 22/2011 será votada entre os dias 15 a 17 deste mês, em Brasília. Aprovada, a emenda trará mais dignidade, política salarial e estatura para essas duas categorias que são tão fundamentais para a saúde do povo baiano e brasileiro.
Um movimento valioso, puxado pela comissão que criou a PEC, composta pelos deputados federais Jorge Solla e Daniel Almeida, o encontro também tratou sobre um fantasma que tem ameaçado a ação das categorias. O governo Temer e o Ministério da Saúde têm trabalhado no intuito de diminuir a quantidade de agentes, inclusive, propondo substituição destes por outros profissionais, causando, praticamente, a extinção desses profissionais dentro da Atenção Básica. Isso é uma afronta! Este assunto foi bem explanado pelo diretor da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), José Cristiano Soster, que também esteve presente.
São muitas as lutas, e hoje, foi mais um dia importante na organização dessa caminhada. "Estaremos juntos, como fizemos ao longo desses quase 26 anos marchando ao lado das categorias, em Brasília, defendendo a aprovação da PEC e de dias melhores para a saúde da nossa população.
Compuseram a mesa de debates, além dos já citados: Hilda Angélica, presidente da Confederação Nacional dos ACS (Conacs); Josivaldo Gonçalves e Roberto Lima, representando os ACS de Itabuna; Elinalda, representando os ACS de Amélia Rodrigues; Nelson Rosário, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Feira de Santana (Sindacs); Maria Aragão, presidenta do Sindicato Regional dos ACS de Ribeira do Pombal; e Valdenice Queiroz, diretora da Atenção Básica do município de Feira de Santana. Participaram agentes de mais de 20 municípios da Bahia", disse Zé Neto.