Até a próxima sexta-feira (18) prefeitos e representantes técnicos do território da Chapada Diamantina estarão reunidos em Andaraí para o encontro da UPB (União dos Municípios da Bahia) Itinerante. O evento, que começou nesta quarta (15), visa capacitar os técnicos municipais sobre o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em relação a prestação de contas – SIGA, E_TCM e controle interno. O mandato da luta, representado pela assessora Loize Menezes também participa do encontro.
Para o prefeito de Andaraí João Lúcio, o espaço também é importante para movimentar o município. "A cidade se sente honrada em poder sediar um evento deste nível sobre formação em gestão pública, com colegas prefeitos de todas as regiões, que também podem aproveitar a oportunidade para conhecer as belezas naturais do nosso município. É um momento de trabalho que podemos conciliar com lazer", pontuou.
Convênios federais; Lei de Transparência Aplicada à Administração Pública Municipal; Importância do Controle Interno na Administração Pública; Prestação de Contas Eletrônica e Soluções Inovadoras para a Gestão Municipal estão entre os temas que serão abordados no encontro.
Em sua fala, o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, trouxe uma reflexão sobre a gestão pública. "As pessoas criaram uma falsa ideia de que o que é público não tem dono. Mas o dinheiro público tem dono sim e é o povo. E nós prefeitos temos esse papel de fiscalizadores e vigilantes para que estes recursos sejam revertidos para a população".
Participaram da mesa solene de abertura do encontro, o prefeito de Andaraí e presidente do Consórcio Chapada Forte, João Lúcio; o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro; o conselheiro substituto do Tribunal de Contas dos Municípios, Ronaldo Sant´ana; o gerente executivo de governo da Caixa em Feira de Santana, Silvo José Conceição; o especialista em Órgãos Públicos do IEL, Carlos Ferreira Neto e a presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), Maria Quitéria.