Na manhã desta quarta-feira (23), o deputado estadual Zé Neto (PT) participou da IV Semana de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O evento contou com a presença de secretários municipais de saúde, técnicos da Vigilância Sanitária que atuam no nível estadual e municipal, estudantes e representantes da sociedade civil, para juntos discutirmos o fortalecimento da categoria. Realizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA), o evento tem o apoio do nosso mandato, que desde a primeira edição contribui para esse importante debate, e dos mandatos dos deputados estaduais Marcelino Galo e Fabíola Mansur.
Durante a abertura do evento, foram discutidos diversos temas relacionados a importância da categoria e sua a valoriazação, principalmente a criação do plano de carreira. No governo Wagner, por exemplo, diversas categorias, para ser preciso 114, tiveram evolução salarial, planos de carreiras estruturados e normativações relacionadas as carreiras executadas. Mas, infelizmente, neste périodo os vigilantes sanitários não tinham o grau de organização e a força que tem hoje , do ponto de vista de mostrar a sua importância para todo o contexto da sociedade, do Estado e para a vida das pessoas. Afinal, são profissionais que cuidam da saúde, da indústria, do alimento, do dia a dia da vida.
"Acredito que agora já existe um ambiente melhor para evoluir nesta questão e dá a valoração e o respeito que eles merecem. Tudo com pé no chão e tranquilos para que possamos fazer uma coisa que realmente dê o resultado que a Bahia espera, sem criar dificuldades lá na frente. É importante salientar, que saímos do limite prudencial e agora vamos ampliar esse diálogo para buscar essa importante vitória para a categoria.
Então, esse foi um dos pontos discutidos nesta edição, que ainda vai debater temas como, “As especificidades da Vigilância Sanitária no contexto da Vigilância à Saúde”, “Desafios da Vigilância Sanitária na regulação do mercado informal” e “Responsabilidade Social na Promoção e Proteção da Saúde”. O evento, que está sendo realizado no Auditório Jutahy Magalhães, na ALBA, segue até amanhã, com mesas redondas, conferências e paineis", disse Zé Neto.
Por fim, quero o deputado reforçou carinho e respeito por todos que participaram da abertura desse importante evento, em nome do presidente da ALBA, deputado estadual Angelo Coronel; do secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas; do representante da Anvisa, Edson Dona Gema; da superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde do Estado, Rívia Barros; da diretora de Vigilância Sanitária e Ambiental, Conceição Rizo; presidente da Associação de Profissionais de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia, Décio Barbosa e a procuradora-adjunta da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Luciene Grota.
23
Ago