Na manhã desta quarta-feira (23), foi aberta a IV Semana de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Na ocasião, o deputado estadual Zé Neto (PT) recebeu secretários municipais de saúde, técnicos da Vigilância Sanitária que atuam no nível estadual e municipal, estudantes e representantes da sociedade civil, para juntos discutirmos o fortalecimento da categoria. Realizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA), o evento tem o apoio do Mandato da Luta, que desde a primeira edição contribui para esse importante debate, e dos mandatos dos deputados estaduais Marcelino Galo e Fabíola Mansur.
Durante a abertura do evento, foram discutidos diversos temas relacionados a importância da categoria e sua a valoriazação, principalmente a criação do plano de carreira, questão que já estamos trabalhando há alguns anos. No governo Wagner, por exemplo, diversas categorias, para ser preciso 114, tiveram evolução salarial, planos de carreiras estruturados e normativações relacionadas as carreiras executadas. Mas, infelizmente, neste périodo os vigilantes sanitários não tinham o grau de organização e a força que tem hoje , do ponto de vista de mostrar a sua importância para todo o contexto da sociedade, do Estado e para a vida das pessoas. Afinal, são profissionais que cuidam da saúde, da indústria, do alimento, do dia a dia da vida.
"Acredito que agora já existe um ambiente melhor para evoluir nesta questão e dá a valoração e o respeito que eles merecem. Tudo com pé no chão e tranquilos para que possamos fazer uma coisa que realmente dê o resultado que a Bahia espera, sem criar dificuldades lá na frente. É importante salientar, que saímos do limite prudencial e agora vamos ampliar esse diálogo para buscar essa importante vitória para a categoria.
Então, esse foi um dos pontos discutidos nesta edição, que ainda vai debater temas como, “As especificidades da Vigilância Sanitária no contexto da Vigilância à Saúde”, “Desafios da Vigilância Sanitária na regulação do mercado informal” e “Responsabilidade Social na Promoção e Proteção da Saúde”. O evento, que está sendo realizado no Auditório Jutahy Magalhães, na ALBA, segue até amanhã, com mesas redondas, conferências e paineis", disse o deputado Zé Neto.
Por fim, o líder do Governo na Assembleia Legislativa deixou registrado seu carinho e respeito por todos que participaram da abertura desse importante evento, em nome do presidente da ALBA, deputado estadual Angelo Coronel; do secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas; do representante da Anvisa, Edson Dona Gema; da superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde do Estado, Rívia Barros; da diretora de Vigilância Sanitária e Ambiental, Conceição Rizo; presidente da Associação de Profissionais de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia, Décio Barbosa e a procuradora-adjunta da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Luciene Grota.
23
Ago