A cultura popular do nosso Estado e as tradições locais foram as principais atrações da abertura do Festival de Igatu, que este ano tem como tema “A história de um povo”. A noite, que foi marcada pelo brilho das Rendeiras de Igatu, do Coral das Escolas de Tempo Integral, do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), do Programa Esporte e Lazer na Cidade (Pelc), das Ciganas do Amor, do Menino Vaqueiro de Ubiraitá, de Maria Calu e Vinícius, do Jorge Rusbom e Banda, e do Sarau Pop, emocionou o público presente.
Por meio de apresentações de teatro, atos musicais, danças e performances, os grupos – todos filhos da região – contaram a história do município e da Chapada Diamantina, marcada pelo carimbo e pelas influências de todos que fizeram morada nesta região. Além disso, o Festival também abordou temas fundamentais para o crescimento da nossa sociedade, como o combate ao machismo e a valorização da mulher.
Para o prefeito de Andaraí, João Lúcio, o Festival, que já se tornou um dos principais eventos da Chapada Diamantina, é um momento muito importante para valorização e preservação da cultura local. “Este ano escolhemos o tema ‘A história de um povo’ porque o Festival não é apenas um produto turístico, mas uma maneira lúdica e alegre de celebrar o nosso povo e as nossas raízes, que por sinais são apaixonantes (risos)”, disse.
O Mandato da Luta marcou presença na abertura do evento, com a assessora Loize Menezes. Na ocasião, ela falou sobre o apoio do deputado Zé Neto e do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa. “Estamos prestigiando, ao lado do prefeito João Lúcio, a abertura desse Festival muito importante para região e para nosso Mandato que tem contribuído todos os anos para sua realização. Inclusive, o deputado intermediou, mais uma vez, todo processo para garantir o apoio do Governo do Estado. Por esses motivos e pela sua importância cultural, estamos muito felizes de estar, mais uma vez, no Festival de Igatu. Andaraí é tão querida pelo nosso deputado, que hoje ele chega com toda família e amigos para viver esse lindo festival”, finalizou.
Hoje, o Festival vai receber o grupo Duas e Dois, o cantor Beto Guedes e a cantora Ellen Oléria. A festa termina, amanhã, com as presenças de Roberto Mendes e Jorge Portugal, Cidade Negra, Adelmo Casé e OSBA.
25
Ago