Nesta terça-feira (26), o Deputado Estadual Zé Neto (PT) participou da reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), presidida pelo deputado estadual Alex da Piatã, com o objetivo de convidar os deputados presentes a prestigiarem o 8º Mega Encontro Nacional de Motociclistas de Feira de Santana. O evento será realizado de 01 a 05 de novembro, no Parque de Exposição da cidade, com programação iniciando pela manhã, a partir das 9h, indo até ás 22h, todos os dias.
O deputado explicou que o objetivo de envolver a Comissão com o Encontro de Motociclistas é para propor a participação dos deputados na atuação de ações de prevenção de acidentes de motociclistas na Bahia. Zé Neto indicou que o Governo do Estado criou o Comitê Gestor Estadual de Prevenção aos Acidentes de Trânsito envolvendo Veículos Automotores de duas ou três rodas, visando integrar as ações do Governo com a sociedade, para obter resultados positivos, no tocante a redução dos acidentes com motociclistas. “Este índice está sendo responsável, em algumas unidades do Estado, por mais de 50% de ocupação dos leitos de UTI e de ortopedia. O que gera um problema grave para o paciente e para as unidades hospitalares, até porque normalmente são situações que não se resolvem em poucos dias, já que os leitos ficam travados por muito tempo, principalmente os de UTI”, lembrou.
Vale lembrar também que a situação ocasiona dificuldades para o Estado como um todo, por conta do custo dos tratamentos que existem, além da questão social, em virtude do afastamento dessas pessoas de suas atividades laborais. Sem contar sequelas que ficam, muitas vezes, latentes pelo resto da vida do paciente.
Na reunião ficou definido que no dia 17 de outubro haverá uma audiência pública com a presença do secretário de saúde, Fábio Villas-Boas, e os técnicos da área, para discutir a formatação do funcionamento do Comitê Gestor. “O momento será importante para aperfeiçoar e fazer com que a Assembleia Legislativa possa ter uma maior participação nesse processo de integração com os trabalhos realizados pelo Executivo, em busca de melhorias nas condições de trafegabilidade e redução de acidentes de trânsito em toda Bahia”, finalizou o deputado.