O Deputado Estadual Zé Neto participou da reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP) de Feira de Santana, realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas, em Feira, nesta quarta (27). A comissão, composta por diversos atores da Segurança Pública do Estado; da Prefeitura Municipal; da Polícia Militar, da Polícia Federal, da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal; da Defesa Civil, da Promotoria, do Judiciário de todas as órbitas. E tem o objetivo de contribuir para na busca de soluções que possam atender aos interesses da sociedade, oriundas de um debate mais profundo, ao mesmo tempo de práticas, resolutividade e uma dinâmica de dia a dia, que possa implementar uma segurança pública e uma justiça social mais adequada para o município.
“Lembro-me de quando esse grupo começou a ser gestado: foi após um incêndio que tivemos aqui na cidade, na Sales Barbosa, e, na época, as cobranças em cima do Governo do Estado, fizeram com que nossos órgãos de segurança se reunissem e convocassem outros atores para começar uma conversa sobre sincronização de ações e situações. Daí em diante, esse embrião se tornou um grupo maior, que hoje tem essa dimensão, e para nós do Governo do Estado é uma satisfação grande ver que os resultados começam a aparecer com muito mais vigor”, relembrou o deputado.
Na oportunidade, Zé Neto se comprometeu de encaminhar para a FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia) e de processar junto a Fundação um ofício da comissão, buscando recursos, para melhorar a infraestrutura de segurança pública no município. “Também fiquei de encaminhar outro grupo de pessoas, para juntos irmos à Secretaria de Justiça e à Secretaria de Assuntos Penitenciários, discutir uma solução que possa trazer mais ocupação para os detentos do nosso presídio e que possam, assim, trabalhando, compor melhor a possibilidade de ressocialização. Com a participação da CISP, esse debate, com certeza, vai ter uma dimensão maior e de mais legitimidade”, completou.
O deputado aproveitou a reunião para parabenizar a chegada do novo comandante geral, Coronel Luziel Andrade, bem como do coordenador geral da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil de Feira de Santana, Roberto Leal, que passaram a fazer parte dessa comissão.