Depois de muitos debates e reuniões com as secretarias de Educação, Cultura, Justiça e outras interfaces do governo, ficou definido nesta segunda-feira (02), durante reunião na Secretaria de Educação, com o titular da pasta Walter Pinheiro, e sua equipe, com o deputado estadual Zé Neto (PT) e com o deputado federal Robinson Almeida, uma formulação que irá criar o Comitê de Fanfarras da Bahia.
O Comitê será formado por representações de diversas fanfarras, tais como Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB/BA), Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (LICBAMBA) e Federação Baiana de Fanfarras (FBF), que juntamente às secretarias de Educação, Cultura e Justiça, irão formular políticas públicas e fazer interfaces, para que o movimento de Fanfarras da Bahia tenha um espaço na política institucional do Governo.
O ex-deputado federal Robinson Almeida, celebrou a atenção dada aos grupos. “Mais fanfarras, mais oportunidade para a juventude e menos drogas. Creio que essa é uma área estratégica de integração da nossa juventude com o universo da música e da manifestação cultural, muito presente nas organizações escolares. O apoio dado pela Secretaria de Educação é importante para organizar, de forma permanente, a relação do Governo com o seguimento de fanfarras na Bahia”, disse.
O deputado Zé Neto agradeceu pela atenção dada às fanfarras. “Quero agradecer o atendimento dado pelo secretário Walter Pinheiro, ao governador Rui Costa que sempre tem tido atenção às fanfarras da Bahia, e as organizações que tem feito o papel delas e sempre terão o nosso carinho, respeito e as interlocuções que estiverem ao nosso alcance”, afirmou.
Participaram da reunião a Diretora de Educação e suas modalidades, Rovena Brito; José Barreto, chefe de gabinete do Secretário; Adriana Aparecida, presidente da AFAB; Raimunda Santos, vice-presidente da AFAB, e representante da FBF - que tem como presidente Edson Ribeiro e LICBAMBA, que tem como presidente Luiz Carlos Souza.