No dia 4 de outubro comemora-se o Dia Nacional dos Agentes de Saúde Comunitários e de Endemias. Uma data consagrada para refletir e festejar a unidade que existe em torno das causas comuns a essa categoria tão essencial para povo brasileiro e para a saúde da sociedade. Para festejar a data, o deputado estadual Zé Neto (PT) participou da sessão solene em comemoração aos agentes, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Zé Neto defendeu a importância da data. “É um marco, porque foi Lula que estabeleceu esse dia, por meio de Medida Provisória, que em 2007 se transformou na Lei 11.585. Essa data é um momento para que todos nós tenhamos um dia especial para a conscientização do quanto temos que defender o SUS, a atenção básica, os agentes comunitários e os agentes de endemias por todo Brasil”, explicou.
E ainda acrescentou, “para mim é uma alegria muito grande estar em Brasília, mais uma vez, lutando pela PEC 22 e contra as distorções da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que por meio do Ministério da Saúde, tenta de forma agressiva e autoritária retirar direitos dos agentes. Essa mesma Política, tenta construir uma carreira em extinção, e isso está sendo combatido como nunca por essa categoria que sabe fazer movimento e já mudou a Constituição Federal duas vezes, a partir das suas mobilizações”.
O deputado, há quase 26 anos, defende a causa dosagentes de saúde comunitários e de endemias. “Fui advogado da primeira associação da categoria na Bahia, participei como advogado da Federação e ajudei a construir a Confederação Nacional, como advogado e como político, junto a todas essas lutas. E mais uma vez, reafirmo nosso compromisso de continuar nessa caminhada que já é vitoriosa, apesar de ter muito ainda o que conquistar”, finalizou.