No dia 1º de outubro comemora-se o dia do idoso no Brasil. E para festejar a data, os idosos de Feira de Santana se reuniram, hoje (06), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município. Com o intuito de discutir as questões particulares dessa idade, o evento contou com palestras, dinâmicas de grupo, distribuição de cartilhas explicativas, música e muita alegria.
Para o deputado estadual Zé Neto o que realmente importa é ver a felicidade no rosto dessas pessoas que carregam as marcas da experiência e transmitem lições de vida para os mais jovens. “Me sinto realizado em estar aprendendo com essa turma da melhor idade, que só tem coisas boas a oferecer”, declarou Zé Neto. Durante o seu discurso no evento, o deputado citou a avó materna como um exemplo para ele, uma inspiração e um espelho para a sua formação como pessoa.
Na oportunidade, os idosos assistiram à palestra da psicóloga e gerontóloga, Marta Araújo, que discutiu sobre o tema “valorização do idoso na sociedade”. Também participou da mesa de debates o presidente do STR - Feira, Zé Grande; a vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT), Conceição Borges; e a assistente social do Conselho Municipal dos Idosos de Feira de Santana, Fátima.
As comemorações desta manhã, organizada pelo STR de Feira, encerraram as festividades do dia 1° de outubro. A data foi criada em 1999 pela Organização das Nações Unidas para evidenciar o processo de envelhecimento (e o aumento da expectativa de vida) como uma realidade global.