A vinda do secretário de saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, a Feira de Santana, nesta sexta (06), para visitar algumas das unidades de saúde do município foi importante para avaliar a situação de saúde pública no município. Na oportunidade, além de visitar o serviço de transplante de rins do Hospital Dom Pedro de Alcântara, o secretário foi ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Clériston, às obras de ampliação do Hospital Estadual da Criança (HEC) e às obras da Policlínica Regional, localizado ao lado do HEC. O deputado estadual Zé Neto acompanhou a visita do secretário à Feira e afirmou que o objetivo foi alcançado, “o nosso propósito era poder conversar com a direção, com funcionários e ver como vão funcionar as reformas”, frisou.
No HGCA serão criados 16 leitos de Clínica médica, 26 leitos de Clínica ortopédica, 07 leitos de neurocirurgia, 16 leitos de Neuroclínica e mais 20 novos leitos de UTI Adulto, o que dá um total de 85 novos leitos para melhorar o atendimento da unidade. “Conversamos com os representantes da empresa que já estão no hospital, montando toda estrutura para, a partir da próxima semana, a todo vapor, tocar essa importante melhoria que vai ser feita para beneficiar Feira e região. Inclusive, hoje o secretário autorizou a imediata resolução de 60 casos de cirurgia ortopédica no HGCA e esperamos que isso possa dar uma aliviada, principalmente agora nesse momento que precisa daqui para frente de um espaço mais otimizado, já que com as obras o Clériston vai reduzir o seu tamanho momentaneamente para atendimento até que venha a ampliação final. Nós vamos assistir, nos próximos dias, a transferência de cerca de 27 leitos de obstetrícia do Clériston para o HEC, numa mudança que será sincronizada e muito bem organizada”, ressaltou Zé Neto.
O HEC receberá 44 leitos obstétricos, 10 leitos de UTI NEO, 18 leitos UCINCO, 10 leitos UCINCA, 10 leitos de UTI Adulto (gestante) e 12 leitos de UTI PED (que servirá para ampliação de cirurgias cardíacas), o que contabiliza um total de 104 leitos, sendo 94 novos, porque 10 de berçário serão transformados em Semi UTI. Para o deputado, visitar essas intervenções estruturadas é muito importante, principalmente, “por sabermos que elas vão dar ao Hospital da Criança a dimensão para que ele tenha a sua capacidade máxima, que é de 254 leitos e por essas intervenções serem inestimáveis para a vida das nossas crianças, não só de Feira mas de toda região”, explicou.
Na Policlínica Regional, que atenderá a 28 cidades da região e visa oferecer uma estrutura moderna e um amplo ambulatório para consultas de especialidades diversas, onde 18 serviços especializados serão fornecidos à população, a exemplo de exames como tomografias, endoscopia digestiva, ressonâncias, ecocardiograma, eletrocardiograma, dentre outros, salientando que 40% desses atendimentos serão destinados a Feira de Santana.
No cômputo total dos leitos que serão construídos pela Sesab, em Feira, só nesse ano serão entregues 179 leitos, sendo que desses, subtraindo os 27 leitos de obstetrícia que funcionavam no Clériston e que vão ser transferidos para o Hospital da Criança, chega-se ao número de 152 novos leitos de atendimentos diversos, incluindo, muito especialmente, os 52 novos leitos de UTI (20 no HGCA e 32 no HEC), que vão melhorar muito o atendimento de saúde do Estado, em Feira e Região.
“Quero agradecer e muito ao diretor do HGCA, José Carlos Pitangueira, pela atenção que tem dado, com toda sua equipe; agradecer também ao secretário Fábio, que trouxe também os técnicos da Sesab e puderam aqui fazer uma grande visita de observação e de sistematização das ações que vão ser implementadas; à direção do Martagão Gesteira, que temos aqui em Feira a frente o nosso Doutor Márcio, que tem feito a diferença na composição do trabalho do HEC e que agora, com certeza, vai dar um salto gigantesco na melhoria de atendimento de toda cidade e região; e por fim ao governador Rui Costa pela atenção que tem dado à saúde do nosso município e região”, finalizou o deputado.