O deputado estadual Zé Neto participou, neste domingo (08), do encerramento da sétima edição da Flica (Feira Literária Internacional de Cachoeira - 2017). Acompanhado da família, da turma do mandato e dos amigos, Zé Neto afirmou: “seguimos numa caminhada divertida, de boa energia, de conhecimento, de afinamento das crianças com os livros, poesia e musicalidade, e com esse astral excepcional que a Flica traz para Cachoeira”.
Desde quinta-feira (05), Cachoeira atraiu visitantes de vários lugares do mundo para apreciar essa literária, considerada um dos maiores eventos culturais do estado e do país. “Parabenizo o ex-governador Jaques Wagner, por todo apoio dado a Flica desde o início. Inclusive, nos momentos de dificuldade, eu fui um dos que pude constatar isso nas interlocuções que foram feitas para colaborar, principalmente em 2013 e 2014. E hoje também não podemos deixar de abraçar e agradecer ao governador Rui Costa e a todo aparato do Governo do Estado que esteve presente no apoio a esse evento que a cada dia amplia sua dimensão e com a participação da turma da Cultura, educação, da segurança pública, da infraestrutura, do turismo, da comunicação do estado pôde esse ano se projetar ainda mais, a nível nacional como um evento de grande porte’, frisou Zé Neto.
E acrescentou, “que venha a Flica 2018, que venham os desafios para fazer com que essa feira literária possa se expandir para mais áreas em Cachoeira e que Deus continue nos dando saúde e disposição para virmos para essa cidade fazer essa caminhada que fizemos hoje”, exclamou. Na oportunidade, o deputado e sua família se deliciaram com o prato típico da cidade, a maniçoba, preparada e servida na casa do advogado José Luiz Bernardo, ex-secretario de Cultura de Cachoeira.
Esse ano, como nas edições anteriores, a programação contou com debates literários, lançamento de livros, exposições, apresentações artísticas, contações de histórias e saraus. Escritores de diversos matizes se reuniram para debater e interagir com o público, que teve acesso gratuito a todas as atrações do evento. Política, música, biografias, religião e principalmente literatura de ficção, a criação literária foram temas presentes nas mesas de debate da Flica.
O homenageado dessa edição foi o escritor Ruy Espinheira Filho. Autor de mais de 20 livros, recebeu diversos prêmios, como o Nacional de Poesia Cruz e Sousa, Nestlé, Ribeiro Couto, da União Brasileira de Escritores, de Poesia da Academia Brasileira de Letras, Portugal Telecom, Rio de Literatura, além de ganhar o Jabuti. Tem contos e poemas em diversas antologias publicadas no Brasil e no exterior (Portugal, Itália, França, Espanha e Estados Unidos).