Nesta terça-feira (17) aconteceu, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma audiência pública para apresentação do Comitê Gestor Estadual de Prevenção aos Acidentes de Trânsito envolvendo veículos de duas ou três rodas. O deputado estadual Zé Neto participou da audiência, organizada pela Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Alex da Piatã.
O espaço tratou de uma situação recorrente e preocupante na Bahia, que são os acidentes com motociclistas, responsáveis em todo Estado por até 40% das ocupações dos leitos nos hospitais e nos casos de UTI, em alguns municípios do interior, a quase 70% de ocupação. Sem contar com a grande demanda que existe em relação às sequelas após os acidentes e no curso da vida dos cidadãos e cidadãs baianas.
Também foram discutidas as deliberações da primeira reunião do Comitê Gestor, que requereu a participação na Comissão, da Câmara dos Deputados, que revisa o Código Nacional de Trânsito, para sugerir mudanças no documento. Durante a audiência, foi apresentada pelo Secretário Fábio Villas-Boas uma alteração no sistema de regulação estadual de saúde, a fim de identificar os internamentos oriundos de acidentes de trânsitos envolvendo motociclistas.
O companheiro Luiz Santana, da Associação dos Motociclistas de Feira (AMO-FEIRA), esteve presente na audiência e solicitou ao Secretário que houvesse uma representação da organização no Comitê Gestor, o que foi aceito.
O momento contou com a presença de diversas representações de motociclistas da Bahia, do nosso Secretário de Saúde, Fábio Villas-Boas, que deu toda atenção à audiência pública; também do diretor do Detran, Lúcio Gomes; do Comando da Polícia, na pessoa do Coronel Uzeda, e do Doutor Antônio Meira, presidente da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), para ampliar as discussões sobre o assunto.
Zé Neto parabenizou a todos pela iniciativa, ao governador Rui Costa, ao secretário de saúde, Fábio Villas-Boas e a Comissão de Saúde.
“Eu, como líder do governo, propus que fossem reunidos os projetos, que tratam de propagandas em cinemas, que inclusive, já existem duas iniciativas na Casa, uma do deputado José de Arimateia e outra de Alex da Piatã, para que possamos, em bancada, trabalhar e levar o pleito ao governo. A intenção é que nas sessões de cinema seja veiculado um vídeo institucional, mostrando os graves problemas causados pelos acidentes envolvendo motociclistas e veículos de duas ou três rodas, e o quanto isso tem dado prejuízo ao nosso estado”, ressaltou.