Com feira de produtos agroecológicos e da agricultura familiar, exposições fotográficas, apresentações culturais, festival literário e uma palestra ministrada por Frei Betto, o MOC (Movimento de Organização Comunitária) celebra os 50 anos, nos dias 17 e 18, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em Feira. Mas, desde o dia 31 de março foi dado início à “Caravana MOC 50 anos - Por um Sertão Justo”, onde, em diversas cidades dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, foram realizadas ações voltadas para a missão e os objetivos estratégicos da instituição.
A abertura dos trabalhos em Feira aconteceu nesta terça-feira (17). O Mandato da Luta esteve representado pelo Chefe de Gabinete, Aurelino Bento, e pela assessora Adriana Barbosa. Pela manhã, representantes do Governo do Estado, também estiveram presentes, a exemplo ex-governador e atual Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, o coordenador regional da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Beldes Ramos, e o Chefe de Gabinete da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (STDHDS), Cezar Lisboa. Já à noite, houve a palestra em comemoração ao aniversário, ministrada pelo Frei Betto, que é escritor, jornalista, antropólogo, filósofo e teólogo e é ativista social e político, reconhecido em todo o Brasil, que discutiu sobre “A atual conjuntura brasileira e a construção da esperança” no país.
O deputado estadual Zé Neto destacou a importância da participação do Frei nas festividades do dia. “Não poderia ter outra figura politica, religiosa, espiritual e de militância que não fosse Frei Betto para participar da comemoração dos 50 anos do MOC”, afirmou. Em relação ao Movimento de Organização Comunitária, o deputado ressaltou: “O MOC tem uma trajetória de pleno cuidado com os negros, com o homem do campo e com os menos favorecidos da nossa sociedade. Deixo aqui meus parabéns por essa trajetória de lutas, por todas as conquistas e pela incessante atuação no semiárido baiano e nordestino”.
Além dos já citados acima, estiveram nesse dia de comemorações Evandro do Nascimento, reitor da UEFS; Neidson Quintela, coordenador da ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro) Bahia e Presidente da ASA Nacional; Elisângela Araújo, representante do Fórum Baiano de Agricultura Familiar; Zé Grande, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira (STR); Felipe de Sena e Silva, representante da rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab); Maria Zélia, suplente de vereador de Biritinga, representando o poder legislativo das cidades em que a caravana passou; o deputado estadual Ângelo Almeida e a deputada estadual Neusa Cadore e demais representantes de movimentos populares e dos territórios baianos. O evento contou com apoio da instituição internacional Actionaid; da CAR e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ambos através do Governo do Estado; e da UEFS.