O deputado estadual Zé Neto viajou pelo Extremo Sul da Bahia, nesta quinta-feira (19), para se reunir com os Agentes de Saúde Comunitários (ACS) e de Endemias (ACE). A agenda foi iniciada na cidade de Eunápolis, onde Zé Neto participou de uma reunião organizada pelo Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do município (Sindiacscer), e comandada pelo seu presidente, Tobias Albino. Participaram também, inclusive compondo a mesa do evento, Ana de Canavieiras; Nilma, coordenadora da Atenção Básica; Vanilda, diretora do Sindiacscer; Claudia, diretora do Sindiacscer; bem como o advogado Nelson Quadros, que defenda a categoria no Estado da Bahia.
Para o deputado estadual, a manhã foi enriquecedora. “Com um debate que amplia o conteúdo do que queremos com relação à defesa do SUS, da atenção básica, dos programas para os ACS e ACE, que são fundamentais para a prevenção na saúde e, portanto, não são custo para o município, nem para o governo federal, são investimentos importantes na manutenção de uma saúde adequada para a população”, frisou.
Na oportunidade, foram discutidos dois assuntos que são emergentes à nível nacional: a questão do PNAB, que é a Política Nacional de Atenção Básica, “que traz retrocessos absurdos em função do comando do atual governo ilegítimo do Temer e também fizemos um balanço de como está a luta pela PEC 22/2011, a PEC da Dignidade, que visa trazer mais condições de trabalho e condições financeiras para essas duas categorias que têm dado uma demonstração de força extraordinária, tanto aqui no dia a dia do Estado, nos municípios, como em Brasília”, afirmou Zé Neto.