O deputado estadual Zé Neto recebeu, nesta segunda-feira (23), na Liderança do Governo da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Coronel Teles, e o seu corpo técnico, os Tenentes-Coronéis Cláudio e Aloísio, para discutir sobre a temática legislativa relacionada à regulamentação do Bombeiro Civil no Estado da Bahia. A reunião teve também a presença do líder do PT (Partido dos Trabalhadores) na Alba, deputado Joseildo Ramos, que tem recebido diversas reclamações sobre esta pauta, bem como a deputada Maria Del Carmen, que foi a interlocutora na formulação de uma proposta normativa, que conforme o próprio Comando dos Bombeiros, foi a que mais se aproximou da realidade, a nível da norma nacional e das normas que em outros estados já estão em vigor. Inclusive, a formulação da deputada foi aprovada por toda corporação dos Bombeiros Militares e também pelo sindicato que representa os Bombeiros Civis na Bahia.
“Entramos em contato com a Casa Civil, responsável por debater o assunto, que será originário do Executivo, já que não pode ser tratado como norma direta proposta por um parlamentar. No entanto, a sugestão poderá ser feita pela bancada, que, como ficou definido com o Governo, está discutindo o tema para fazer a indicação”, esclareceu o deputado Zé Neto.
A deputada Maria Del Carmen que, contribuiu como coautora da proposta e da indicação, também será a relatora do projeto, escolhida pela bancada de Governo, conforme procedimento já adotado, quando uma indicação se transforma em projeto oriundo do Executivo.
“Os Bombeiros Civis podem ter certeza que nos próximos 15 dias teremos pelo menos um panorama mais claro dessa situação. O objetivo da Liderança e da bancada do Governo é tratar esse tema junto ao Poder Executivo, para que possamos definitivamente resolver essa pauta na Bahia”, afirmou Zé Neto, que, na oportunidade agradeceu a presença de todos que participaram da reunião. “Agora é cumprir o cronograma dos próximos passos para que em breve possamos dar a boa notícia a todos que esperam uma solução sobre esse tema”, concluiu.