Nesta quinta-feira (26) o deputado estadual Zé Neto participou da Sessão Especial da União dos Municípios da Bahia, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), proposta pelo Mandato da Luta, que reuniu cerca de 400 cidades, representadas por prefeitos, vice-prefeitos e secretários. O evento, organizado pelo Movimento Pró-Município e União dos Municípios da Bahia (UPB), teve o objetivo de chamar a atenção para a crise que vive os municípios baianos e para algumas pautas importantes, como a garantia da revogação do corte de quase 100% no orçamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), para 2018, que comprometerá a manutenção de serviços importantes como CREAS, CRAS e Bolsa Família; entre outros temas.
“É uma satisfação poder participar desse momento importante de organização dos prefeitos e das prefeitas de toda Bahia, principalmente, nesse instante que precisamos retirar da UTI as prefeituras de todo Brasil, especialmente as baianas, que vivem a pior crise das últimas décadas, por causa do corte direto do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de recursos para diversos programas sociais, fundamentais para garantia da qualidade de vida da nossa gente”, afirmou o deputado. E ainda acrescentou, “como líder de governo na Alba, me comprometo a levar para Bancada de Governo a intenção de fazermos um enfrentamento mais direto ao problema dos limites prudenciais, relacionados a gastos com os programas federais que tem afetado as contas dos nossos prefeitos, fato que faz a Bahia ter o maior índice de prefeitos com contas reprovadas”.
Na ocasião, o deputado estadual Zé Neto parabenizou aos presentes, em nome do presidente da UPB, Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, “pelo trabalho que vem realizando nessa importante entidade e pela iniciativa de promover essa reunião. Aproveito para abraçar todos os prefeitos, vereadores, secretários municipais, deputados estaduais e federais que participaram do evento”, finalizou.