A 1ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território Portal do Sertão, realizada na Lagoa Grande, em Feira de Santana, neste domingo (29), foi um momento de lazer e valorização do setor da agricultura familiar. Organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e pela Associação dos Pequenos Agricultores do Município de Feira de Santana (APAEB), a Feira teve o apoio do Mandato da Luta, da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Bahiater.
Para o deputado estadual Zé Neto a Feira foi um momento de alegria. “Pois as companheiras e os companheiros que vivem da agricultura familiar e da economia solidária precisavam de um espaço para a comercialização dos seus produtos e nós tínhamos a necessidade de uma ocupação mais permanente da Lagoa Grande, então fizemos o casamento perfeito. Essa união tem o objetivo nobre de fortalecer as famílias que labutam no dia a dia, construindo uma economia mais forte”, destacou.
A Feira, que também busca consolidar esse importante setor da sociedade, responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, contou com apresentações culturais do grupo de samba São Francisco do Rosário e do grupo de capoeira São Francisco, show com participação de sanfoneiros, banda Afro Pop, e diversas outras atividades para marcar esse novo momento da agricultura familiar e da Lagoa Grande. Além de contar com serviços do Hospital Geral Clériston Andrade e do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
“Estou muito orgulhoso por estar contribuindo para a construção desse espaço que também será importante para fortalecer o artesanato e a economia produtiva, áreas fundamentais para o desenvolvimento econômico e para a geração de renda dos pequenos produtores. A ordem agora é incrementar para que novas feiras sejam realizadas”, afirmou o deputado.
Na ocasião, Zé Neto agradeceu as entidades e órgãos responsáveis que contribuíram para a realização da Feira. “Ao secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, ao diretor geral da CAR, Wilson Dias, ao coordenador regional da CAR, Beldes Ramos, a gerente regional da Bahiater, Edilza Reis, ao sub-gerente da Bahiater, Rui Brandão, ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Zé Grande, a presidente da APAEB, Tereza Lima, e ao nosso governador Rui Costa, pelo empenho e disposição para a realização da Feira. É importante salientar também, o apoio do SAC, do Hospital Geral Clériston Andrade, e de vários voluntários que abrilhantaram ainda mais esse grande evento da agricultura familiar”, finalizou.