Nesta terça-feira (07), o deputado estadual Zé Neto, também líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou do XI Encontro dos Despachantes Documentalista do Estado da Bahia, que teve como tema "O despachante na era digital". O evento, realizado na Assembleia Legislativa, reúne representantes de mais de 80 municípios.
Os despachantes da Bahia são referência no Brasil, e são fruto de um processo de organização que começou em Santa Catarina. “Quando dissemos que os documentos dos veículos usados seriam feitos dentro do escritório dos despachantes, o próprio delegado da Polícia Civil, disse que tomou um susto, ficou receoso de que houvesse uma perda de controle, mas, aconteceu ao contrário, hoje quem mais defende é a Polícia Civil porque deu mais correção ao processo e em três anos um documento sequer teve problema. Vale ressaltar, que essa inciativa trouxe mais eficiência, controle, licitude e comodidade para os cidadãos”, explicou Zé Neto sobre a atuação da categoria na Bahia.
O deputado destacou que com a inserção do trabalho dos despachantes no Estado, os serviços foram melhorados e facilitou a vida da população, que pode realizar de forma gratuita os serviços nos órgãos, mas também tem uma segunda opção com um preço razoável, que oferece tecnologia e comodidade. “É evidente que muitas pessoas passaram a escolher os escritórios dos despachantes para resolver as suas questões e com isso houve uma redução da procura pelos Detrans, que puderam otimizar seus serviços e reduzir custos”, afirmou.
O debate de hoje sobre despachantes na área digital tem o intuito de começar a abordar outras áreas, necessidades e composições. Assim, como houve essa composição com o Detran, pode haver uma composição com os cartórios, o que facilitaria diversas operações que hoje são complexas, pragmáticas e objeto de um passado que ainda é muito presente, com todo o processo burocrático que existe na máquina pública de uma forma geral.
Por fim, Zé Neto parabenizou o presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado da Bahia (CRDD/BA), Gilberto Alvim, pela realização do evento e em nome dele parabenizou a todos os representantes de sindicatos, organizações e conselhos. “Quero registrar também a caminhada tão exitosa dessa categoria que só temos a abraçar e agradecer, pois não foi atoa que eles tiveram unanimidade na aprovação do Projeto de Lei que regulamenta a atividade”, finalizou.