Na tarde desta quinta-feira (09), o deputado estadual Zé Neto da reunião do Comitê Gestor Estadual de Prevenção aos Acidentes de Trânsito, coordenado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), comandada pelo secretário Fábio Vilas Boas, que foi instituído com o propósito de reduzir acidentes de trânsito. “Hoje, as UTI’s do Estado estão lotadas e cerca de 60% da ocupação dos leitos são relacionados a acidentes, principalmente de motocicletas. Evitar esse grande excesso de vítimas de trânsito faz com que o fluxo da saúde se normalize, proporcionando à população mais agilidade e qualidade de atendimentos hospitalares”, afirmou o deputado.
Zé Neto destacou que essa situação precisa da cooperação de diversas áreas do Governo, bem como do Legislativo, para fazer o que for necessário para a aprovação de normatizações. “Por isso, vim ver de perto como podemos colaborar. Tenho certeza, que este caminho vai estruturar melhor o Governo nas diversas áreas, para que os acidentes com as motocicletas do nosso Estado possam ser minimizados”, explicou.
O deputado falou também sobre o trabalho que existe de colaboração com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de modo a mapear ações educativas, fiscalizadoras e de inclusão social e, com isso, ampliar uma campanha de divulgação sobre segurança e educação no trânsito, com o intuito de reduzir vítimas desses acidentes e ampliar a formação dos condutores, principalmente daqueles que têm moto de cinquenta cilindradas, em que agora, passa a ser exigido, por lei federal, documentação do veículo e carteira de habilitação do condutor.
Zé Neto parabenizou ao governador Rui Costa, “pela decisão vitoriosa de criar este comitê, que vai integrar às políticas um eixo de organização na Secretaria de Saúde”, e ao Secretário Fábio Vilas Boas, “que está fazendo uma ótima gestão da nossa saúde estadual e à sua equipe pelo empenho, neste momento tão difícil, onde precisamos de novas formulações e novas linguagens para ampliarmos a prevenção, diminuir acidentes, oferecer mais conforto e qualidade ao trânsito para os motociclistas, motoristas e pedestres da Bahia”, frisou.
Na reunião estiveram presentes Fábio Vilas Boas, Secretário Estadual de Saúde, Anselmo Calixto, Diretor de Operação e Tráfego da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas - Salvador (Seinfra), Wal Goulart, Assessor Jurídico da União dos Municípios da Bahia (UPB), Lucio Barros, Diretor do Detran, Diego Alvarez, Coordenador Executivo da Sesab, Cássio André Garcia, assessor especial da Sesab, Uirá Azevedo, coordenador Jurídico da Sesab, Carlos Prates, Editor Chefe da Secretaria de Comunicação do Estado(Secom), Pablo Barbosa, diretor de comunicação da Sesab, Antônio Edson, da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Ricardo Barberino, da SeSab, India Clara, da Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SUPED) e Erasmo Alves, do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia.