Na noite desta sexta-feira (24), iniciou a X Conferência Estadual Democracia Socialista (DS), na sede do Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto (SINDAE), em Salvador. A conferência será realizada até à tarde do próximo sábado (25), e conta com uma ampla programação, que tem como intuito debater a conjuntura política nacional e estadual, organizar as perspectivas para o futuro da DS e discutir as estratégias para a luta contra o modelo Neoliberalista, praticado pelo atual governo.
Neste primeiro dia de conferência, fizeram parte da mesa de abertura o deputado estadual e Líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto, o deputado federal, Afonso Florence, os deputados estaduais Bira Corôa e Neusa Cadore, o ex deputado federal, Robinson Almeida, a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Rose Nascimento, e a diretora da DS, Liliane Oliveira.
Zé Neto, que já participou do movimento estudantil, nos anos 80, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ressaltou a importância de eventos como este, que demonstra a força da corrente partidarista DS. “Para mim é sempre uma grande alegria participar de debates como esse, junto à minha corrente partidária, que é a DS, que dentro do PT, tem um papel fundamental no processo de construção partidária. Nesse seminário, estamos desenvolvendo nossas estratégias, apontando 2018 como um ano decisivo na vida do povo baiano e brasileiro e fazendo as avaliações necessárias, para que o nosso time possa enfrentar essa caminhada com determinação, consciência e capacidade de luta”, afirmou.
Também acontecem por todo o país, além das estaduais, as conferências regionais e municipais, que antecedem a nacional, a ser realizada em São Paulo nos dias 01 e 03 de dezembro. Zé Neto também ressaltou a importância da participação dos municípios do interior do estado e da capital, para formação da construção política do Brasil. “São essas pessoas que fazem a diferença no dia a dia dessa construção tão legítima, resolvida e ideológica, que é a construção da nossa Corrente Partidária e do nosso cotidiano de luta. Que venha 2018, com seus desafios, pois nosso time está em campo disposto a jogar, com gosto de vitória”.