A crise hídrica na Chapada Diamantina e a situação do Rio Utinga, foram as principais pautas da reunião do Consórcio Chapada Forte, realizado na manhã deste sábado (25), no município de Lençóis. No encontro, que contou com a presença do secretário de Meio Ambiente do Estado, Geraldo Reis, os prefeitos apontaram diversos pontos sobre a questão e pleitos para o secretário, que acolheu as colocações e anunciou o decreto, do governador Rui Costa, que estipula um prazo para os detentores de outorga de uso água instalarem hidrômetros para medição do consumo da água. Essa medida visa controlar o gasto da água e diminuir o impacto sobre os recursos hídricos, inclusive, os que ultrapassarem o limite determinado irão pagar multa.
Durante a reunião, os prefeitos também discutiram os detalhes da Copa Chapada Forte de Futebol, um projeto do Consórcio com o apoio Federação Baiana de Futebol e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Na oportunidade, foram definidos alguns detalhes, como as premiações, a formação dos grupos, e o calendário do campeonato que se inicia em 27 de Janeiro de 2018, em Andaraí.
Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente de Andaraí, Dário Dias, e o cantor Targino Gondim apresentaram o Festival Conecta Chapada, um evento regional em comemoração ao dia 11 de abril, Dia da Chapada Diamantina. O evento, que será realizado nos dias 21 e 22 de abril de 2018, irá promover a prevenção da natureza e valorizar a cultura da região, com muita música, literatura, exposições e manifestações culturais locais.
O encontro foi encerrado com a professora Marjorie Nolasco do campus avançado da Universidade Estadual de Feira Santana (UEFS), que apresentou as atividades da Universidade na região, os seus resultados e as possibilidades de atuação da UEFS na Chapada Diamantina.
O Mandato da Luta, que tem uma forte atuação na região e acompanha de perto as discussões do Consórcio, esteve representado no encontro pela assessora Loize Menezes.