Na manhã desta terça-feira (13), ao chegar à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, o deputado estadual Zé Neto (PT) líder de governo na Assembleia Legislativa, encontrou uma manifestação de Bombeiros Civis, com representações tanto patronal, como laboral, de diversas regiões da Bahia. Durante a manifestação, a classe reivindicava de imediato, uma revisão da Instituição Técnica (IT) 05, editada pelo Corpo de Bombeiros, em fevereiro desse ano (2018), que tem gerado algum ruído e precisa ser debatida. Outra reclamação dos profissionais foi sobre o projeto de lei que regulamenta, de forma definitiva na Bahia, no que tange à regulamentação estadual, a contratação e a funcionalidade do Bombeiro Civil no Estado.
“Alguns pontos precisam ser combinados e harmonizados, mas isso pode ser resolvido. Esse vai ser o nosso papel, de agora em diante, e não nos faltarão esforços, nos próximos dias, para que tenhamos, pelo menos, uma situação mais estável e uma mesa que a gente possa extinguir qualquer ruído que cause alguma perda, tanto para um lado, quanto para outro. Há ponto de equilíbrio e vamos procurá-lo! E como eu disse na reunião, a nossa função nesse momento é tentar fazer essa ponte entre os dois lados. Já ligamos para a Casa Civil, onde se encontra hoje em trâmite a discussão técnica sobre o projeto de lei, que só pode ser aprovado caso ele venha diretamente do executivo”, afirma o deputado.
Participaram da reunião o advogado do sindicato patronal, Augusto Vasconcelos; o presidente do sindicato patronal, Cleiber Lopes; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Bombeiros Civis, Sena; o presidente da Associação dos Bombeiros de Feira de Santana, Carvalho; dentre outras lideranças da classe.