Hoje pela manhã o deputado Zé Neto teve uma importante reunião, no Hotel Atmosfera, em Feira, com o setor empresarial da cidade, principalmente da indústria e do comércio, e o prefeito de Feira Colbert Martins. O objetivo do encontro foi discutir a transformação do Centro Industrial do Subaé (CIS) em diretoria da Superintendência de Indústria e Comércio, pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). "Na ocasião tivemos a oportunidade de colocar para o setor empresarial e para o prefeito de Feira que não haverá nenhum prejuízo do ponto de vista prático com a criação da diretoria, que funcionará na Superintendência da SDE. E mesmo havendo certa insistência, tanto do prefeito quanto do setor empresarial, pela manutenção da autarquia, nós mostramos com dados que as funções do órgão poderiam ser exercidas com um aparato menor de funcionários e um custo muito menor do que o atual formato", explicou o parlamentar.
O CIS hoje tem uma média de 39 funcionários, fora limpeza e segurança, e funciona em regime de “turnão”. Os estudos do Governo comprovaram que o CIS, bem como a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC), que tem o mesmo perfil do CIS, podem ser substituídos por uma diretoria regional funcionando em Feira, o que, inclusive, dá mais celeridade e uma dinâmica de ação direta para dar resultados mais satisfatórios do que os atuais. Com essa situação, um dos fatores positivos é o envolvimento da Prefeitura nas questões da política industrial, já que até aqui os prefeitos anteriores não se manifestaram com relação a essa temática. "A manifestação do prefeito Colbert pode ajustar um novo formato de ação e parceria na área de fomento e desenvolvimento industrial do nosso município e região. Discutimos também a possibilidade de criar uma agência de fomento regional, com foco em Feira e região, e abrangindo a organização de um núcleo, dentro dessa agência, que pudesse tratar os interesses da Região Metropolitana de Feira (RMFS), formalizando a existência de um Conselho e dando a ele a condição de propor e buscar políticas públicas que compõem a RMFS. Ficamos de, nos próximos dias, voltarmos a conversar, e solicitei do município e do setor empresarial que colocassem no papel proposição de formato que eles têm em mente para que, com isso, nós possamos levar tanto ao governador Rui quanto a SDE, visando, assim, desenvolver, com diálogo, uma funcionalidade legítima e com resultados que podem até superar os que hoje existem", disse Zé Neto.
Participaram do encontro José da Paz (presidente do CIS); de Luís Mercês (presidente da Câmara de Dirigentes Logistas - CDL) e Alfredo Falcão, do CDL; de Marcelo Alexandrino (presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira – ACEFS); de Nal Santana (secretário de Relações Institucionais do município); de Antônio Carlos Jr. (secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira); dos representantes do Centro das Indústrias de Feira de Santana, Geraldo Pires e João Batista; e dos empresários Edson Piaggio e José Carlos (do Sindicato do Comércio).