O debate sobre a Reforma da Previdência é extremamente importante. Por isso, na noite desta sexta-feira (22) o deputado federal Zé Neto (PT-BA) participou, no Restaurante Los Pampas, em Feira, do encontro realizado pela Diretoria Executiva da Força Invicta, para discutir, junto aos oficiais militares estaduais da região leste, questões acerca da Reforma. "Não dá para sair dizendo ser contra à Previdência e não trazer elementos que possam nos conduzir a parâmetros lógicos que façam com que tenhamos à diante uma Previdência e um país com as contas equilibradas", afirmou Zé Neto.
No debate foi possivel discutir qual deve ser a Previdência dos militares. Assim como todos os cidadãos brasileiros, os militares também devem fazer esforços para adaptar a estrutura à uma Reforma. "Creio que isso será pacífico, até porque o general Mourão, vice-presidente do Brasil, já colocou claramente que as forças armadas e os militares de todo o Brasil contribuirão, de alguma forma, na construção de um novo parâmetro previdenciário. Porém, da mesma forma que defendemos diferenciações para as mulheres e homens do campo, os professores e os que ganham menos, também consideramos importante que a discussão sobre a Previdência dos militares encontre situações que possam ser analisadas, para não colocarmos todos no mesmo rol, até porque o tempo útil de condições físicas e emocionais para um policial exercer suas funções de forma plena é menor do que o de algumas categorias, que nesse momento discutem a reformulação da Previdência", explicou Zé Neto.
A discussão sobre a Previdência é também um dos aspectos sobre o fortalecimento da arrecadação do Estado. Tem que ser feito um paralelo e alinhar o debate com a pauta da Reforma Fiscal, para que tenhamos justiça fiscal no país, onde, infelizmente, os mais ricos pagam menos impostos, proporcionalmente falando do que os servidores públicos e os mais pobres. Nessa formulação se faz necessário também debater novas referências para o Pacto Federativo, o que, o próprio presidente eleito já tinha se comprometido para que municípios e Estados tenham mais recursos para tocar suas administrações.
Zé Neto finalizou agradecendo o convite. "Foi uma noite importante e, em nome do Major Copérnico Mota, agradeço o convite e me coloco sempre à disposição nos debates e no que estiver ao nosso alcance. O que está posto em Brasília nós somos contra, pois é uma proposta exagerada. Mas, é óbvio, teremos que construir um caminho para a Previdência brasileira.E nisso, nós iremos contribuir com o que estiver ao nosso alcance, com pontes,diálogos, conteúdos e buscando, principalmente, na sociedade, nesses debates como o de hoje mais elementos para abastecer nossas intervenções".