O Deputado Federal Zé Neto (PT-BA) participou, na tarde dessa terça-feira (19), em Brasília, da Reunião da Câmara Setorial de Leite e Derivados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A reunião teve como foco apresentar o plano para melhorar a competitividade do leite e traçar um alinhamento entre as demandas dos Setores Público e Privado.
O Deputado declarou grande satisfação em participar, a nível nacional, da reunião da Câmara Setorial, visto que defende os interesses da cadeia produtiva do leite há mais de 16 anos, e na Bahia, a partir de amplos esforços, a cadeia conta hoje com grande diálogo e integração entre as cooperativas e associações.
Zé Neto destacou, além disso, que também é preciso compreender a realidade e os problemas prioritários que abarcam a cadeia produtiva de leite e resolvê-los: “A competitividade deve acompanhar um processo de gradação e elencar o que é mais urgente no momento para, lá na frente, podermos cobrá-la dos nossos produtores”.
O Deputado Zé Neto convidou o Governo Federal para montar uma comissão com representantes para visitarem algumas propriedades e conhecer, na prática, a realidade dos produtores e distribuidores de leite, que, por vezes, passam por impossibilidades grandes que vão desde o financiamento para investimentos, logística, custos do transporte e política fiscal à qualidade genética. A partir daí, em sua opinião, a competitividade como quer o MAPA, em padrão europeu, pode retornar à discussão.
Muitas ações podem ser feitas para melhorar a capacidade produtiva, mas passo-a-passo, sob pena de haver um retrocesso ainda maior na cadeia por impossibilidade dos produtores acompanharem tanto economicamente quanto tecnologicamente – como quer o Ministério. Enquanto isso, o que está havendo na ponta são produtores e indústrias sendo multados permanentemente e isso não é bom para a cadeia produtiva.
O Deputado agradeceu o convite do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite da Bahia (Sindileite-BA), através do seu Presidente Paulo Cintra, e se colocou à disposição para contribuir com o que for necessário e o que estiver ao alcance do mandato para fortalecer essa importante cadeia produtiva da Bahia e do Brasil.