Na manhã desta quarta-feira (20) o deputado federal Zé Neto (PT-BA) participou de uma importante reunião, no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, com a presença do Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e da Rede Nacional de Consórcios, para discutir caminhos que possam solucionar a destinação final dos resíduos sólidos, através dos Consórcios Públicos, bem como a criação de um Grupo de Trabalho para construção conjunta de soluções a serem desenvolvidas pelos Consórcios Públicos.
Na oportunidade, Zé Neto destacou a relevância dos Consórcios Públicos, que têm se mostrado, ao longo dos últimos anos, importantes instrumentos para o desenvolvimento da gestão pública, de maneira eficiente, tanto na elaboração de propostas como na execução de projetos e políticas públicas. O Estado da Bahia, inclusive, é exemplo dessa formulação, com 23 Consórcios funcionando plenamente, como por exemplo o Consórcio Portal do Sertão, que, composto por 16 municípios e presidido pelo prefeito de Santo Estêvão, Rogério Costa, é referência em administração.
"No Ministério do Meio Ambiente, trazer as experiências dos Consórcios é algo muito importante para nortear uma política de Estado que vislumbre ajustes na política ambiental, melhorando a sua eficiência e estabelecendo custos menores, com parcerias fundamentais entre os Consórcios. Parabéns à Federação dos Consórcios da Bahia (FEC-BA), em nome do presidente Claudinei Nonato, que esteve presente na reunião, ao secretário de Meio Ambiente da Bahia, João Carlos Oliveira, que trouxe as experiências do Estado para serem tratadas, bem como as necessidades, e ao nosso querido amigo Noel Barbosa, secretário executivo do Consórcio Portal do Sertão, que nos fez o convite para participar dessa reunião", afirmou Zé Neto.
Também estiveram presentes na reunião o assessor especial do governador do Estado da Bahia, Thiago Xavier, a diretora geral do INEMA, Márcia Telles, prefeitos e presidentes de consórcios baianos.